#Leite: Crédito sem burocracia

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

De acordo com pequenos produtores, o sistema financeiro oficial é muito burocrático. Apelo será feito por uma comissão de prefeitos, vereadores e líderes regionais ao governador do Estado
A pequena comunidade rural de Passaquatrinho, situada no município de São Miguel do Passa Quatro, a 120 quilômetros de Goiânia, está reivindicando um crédito sem burocracia, além do asfalto entre as cidades de Bela Vista e Vianópolis e um técnico para atendê-los no campo. Os moradores do lugar, gente humilde por excelência, se reuniram sábado (11), na sede da Associação dos Produtores Rurais de Passaquatrinho, para formular os seus pedidos.

A esses pequenos produtores o sistema financeiro oficial é muito burocrático. O trecho rodoviário, razão do pedido de asfalto, é de 22 quilômetros. “A reivindicação está completando 30 anos”, dizem num uníssono. Um apelo será feito por uma comissão de prefeitos, vereadores e líderes regionais ao governador do Estado, oportunamente.

O encontro foi promovido pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) ao longo de praticamente todo o dia. Coordenado por Robson Luís Morais e auxiliado por Isabela Silva Lima, na reunião os presentes apresentaram suas reivindicações e teceram considerações acerca dos assuntos pertinentes ao meio rural. Entre eles, foram eleitos temas relativos a preservação das nascentes dos córregos e rios, segurança pública e indústria para agregar valores no segmento agropecuário.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Passa Quatro de Bom Jesus, Emivaldo Meireles dos Reis, disse que a entidade tem 39 sócios, um pequeno trator e seus implementos agrícolas, comprados com recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Dispõe, ainda, de triturador e calcário. A entidade oferece ainda aos sócios e familiares a assistência médica e odontológica, graças ao apoio da prefeitura do município. Os produtores recebem a assistência técnica da Emater-Goiás e o Senar promove cursos e treinamentos. O Pronatec se faz presente também por intermédio do Senac e do Senai.

O prefeito Humberto Batista da Paixão disse que se tornou um dos parceiros da associação e demais produtores rurais. A prefeitura dá apoio aos agricultores nas ações de manutenção das estradas, construção de poços destinados à criação de peixes e fábrica de silos. O município possui uma área de 540 quilômetros quadrados e atender a todos os munícipes é difícil, “mas faço o possível”, ressalta, informando que são apenas dois tratores para toda essa tarefa. O prefeito é um dos sócios fundadores da associação e médico.

Os criadores produzem em média 15 litros diários de leite vaca-dia. A maior parte do rebanho é composta de gado da raça girolando. O município produz, ainda, soja, milho, silagem, mandioca, feijão e tomate. O sistema de pivô central na irrigação já foi implantado. No criatório, além da pecuária leiteira, há criação de suínos. Conforme Marcos Júnior, vinculado ao Senar-Goiás, “é importante a agregação de valores na produção primária, sobretudo com o produtor de leite, porque ele ganha mais dinheiro”, opina.

A secretária da Agricultura, Teresinha de Jesus da Costa Souza, prestigiou o evento e agradeceu o apoio da Emater na assistência técnica à agricultura familiar. Hernani Lopes Sobrinho, gerente regional da Emater em Ipameri, manifestou agradecimento pela presença de produtores e autoridades. De acordo com ele, são 1.500 famílias rurais na região e os resultados são positivos, o que atribui ao sistema de parceria estabelecido entre a Emater e outras instituições.

Resgate histórico

A professora Vanderli dos Anjos Rosa Martins fez uma ligeira apresentação da história de 23 anos dos pioneiros da comunidade, sobretudo suas raízes. A professora Maria de Lourdes, por seu turno, apresentou slides desses pioneiros do município de São Miguel do Passa Quatro. Ela fez uma viagem no tempo a partir de 1913. Foram várias famílias procedentes de Minas Gerais e o carro de boi fez parte desse cenário.

«É importante a agregação de valores na produção primária, sobretudo com o produtor de leite”

Marcos Júnior,Senar Goiás

http://www.dm.com.br/texto/193988-credito-sem-burocracia

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas