#Leite: Cooperativa apoia projeto de Associação de Cajueiro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Buscando promover o associativismo juntos aos produtores de leite do Estado, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) tem apoiado o projeto de aquisição e aleitamento de bezerros na Associação Cajuleite, em Cajueiro.

Trata-se de um projeto social onde a Associação Cajuleite, que faz parte do Programa Social do Leite, da CPLA, juntamente com o produtor Cícero Alberto Rocha, compram os bezerros recém-nascidos que seriam descartados pelos produtores do município de Cajueiro e fornecem alimentação necessária para sua sobrevivência através de vacas “amas de leite”. O projeto iniciado no primeiro semestre desse ano tem contribuído positivamente para o aumento da produção de leite na região.

Segundo Glauco Yves, do departamento técnico da CPLA, os bezerros que são em sua maioria machos, são comprados pelo produtor, com o apoio da associação e criados na propriedade do produtor Cícero Rocha, onde recebem amamentação de vacas criadas na propriedade, além de tratamento contra verminoses e desnutrição.

“Ao atingirem a faixa de oito a nove arrobas, a Cajuleite, juntamente com o produtor responsável pela iniciativa, realiza a venda desses animais para agricultores da região”, acrescentou Glauco, ressaltando que os animais voltam ao mercado com como taurinos e futuros reprodutores.

Trata-se de um trabalho pioneiro no município, onde há uma sensibilização para que se tenha um cuidado maior com os bezerros. E mostra como é importante cuidar desses bezerros na zona da mata alagoana, pois o que é investido nos cuidados com os animais traz um bom retorno para a associação e para o produtor que contribui com a iniciativa.

A iniciativa também tem melhorado a produção de leite dos associados. Desde quando foi implantada a Cajuleite tem registrado um aumento significativo na produção diária de leite. De 300 litros por dia, a produção chega 700 ou 800 litros por dia, segundo Adevan Melo da Silva, diretor-presidente da Cajuleite. “O trabalho vem dando certo, e outros associados já começam a se interessar pela iniciativa”, disse.

http://www.tribunahoje.com/noticia/114540/cooperativas/2014/08/21/cooperativa-apoia-projeto-de-associaco-de-cajueiro.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas