Leite: Consultorias ajudam produtores a melhorar gestão

Programa já beneficia 55 criadores de gado leiteiro de diversos municípios sergipanos Produtores rurais de 14 municípios sergipanos estão sendo beneficiados com consultorias tecnológicas para melhorar a gestão de suas propriedades.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As atividades começaram a ser desenvolvidas no final do mês de novembro e já contemplam 55 criadores de gado leiteiro. A ação é promovida pelo Sebrae por meio de um programa criado para levar inovação de forma rápida e dinâmica aos pequenos negócios , o Sebraetec. Entre os locais que sediam as atividades está o Povoado Santa Rosa do Ermírio, localizado no município de Poço Redondo, Alto Sertão sergipano. A região é considerada uma das principais bacias leiteira do estado, com uma produção de cerca de 60 mil litros de leite diários, mas vem enfrentando nos últimos meses as consequências da forte estiagem.

Lá, 19 produtores já estão recebendo o auxílio do programa e aplicando nas propriedades os conhecimentos disseminados pelos consultores. O trabalho junto aos homens do campo busca ajudá-los a promover o controle zootécnico dos animais e reduzir os custos da atividade. As ações são desenvolvidas em quatro etapas. Na primeira delas são coletadas diversas informações sobre as propriedades, como a quantidade de animais, o tipo de solo e a alimentação fornecida ao rebanho.

O acompanhamento durante as próximas duas etapas é direcionado ao manejo nutricional do alimento destinado aos animais e ao planejamento forrageiro, que consiste no plantio e uso racional de insumos (silos, palma e outros grãos) na dieta do gado. São nessas fases que os produtores começam a receber orientações sobre como otimizar a alimentação do rebanho.

“O que temos percebido durante as visitas é que a maioria dos criadores não faz qualquer tipo de anotação sobre a propriedade. Dessa forma eles não sabem calcular qual o custo do leite e nem descobrem se estão tendo lucro no negócio. É esse cenário que estamos tentando mudar”, explica o consultor do Sebrae, Thiago Santos Almeida. Já a última etapa é destinada ao melhoramento do manejo reprodutivo , buscando diagnosticar eventuais gestações e identificar animais com algum tipo de infecção para posterior tratamento. Redução de custos Cada produtor rural recebe um “Caderno de Campo’ para anotar todas as informações da propriedade. No documento deve constar dados sobre a produção diária de leite, quantidade de alimento utilizado, presença de chuvas, número de bezerros nascidos durante o ano e diversos outros dados sobre os animais.

“Quando você tem um controle efetivo da propriedade fica mais fácil identificar os problemas que estão surgindo e a melhor forma de resolvê-los. Isso ajuda o produtor a aplicar melhor os seus recursos, evitando desperdício de dinheiro. Muitas vezes ele percebe que é preciso se desfazer de parte do rebanho para reduzir os custos e melhorar a produtividade”, ressalta o analista do Sebrae, Helenílson Oliveira.

A preocupação em reduzir os custos da produção, além de melhorar a lucratividade dos produtores, tem uma razão bastante lógica: a necessidade de enfrentar a queda no preço do litro do leite. Se no final do ano passado o produto chegou a ser comercializado por R$ 1,29 junto aos laticínios, no primeiro trimestre deste ano o valor não superou os R$ 0,90.

As mudanças sugeridas pelos técnicos já começam a trazer benefícios para os criadores. Edmilson Góis, que desde a infância se dedica à criação de gado leiteiro, passou a registrar diariamente os dados de sua propriedade e percebeu a necessidade de promover algumas adequações no negócio.

“Antes eu oferecia a mesma quantidade de alimento para todo o rebanho, mesmo aqueles que produziam menos leite. Hoje percebo que é melhor distribuí-lo por lotes, pois cada vaca deve se alimentar de acordo com a sua necessidade nutricional. Essa mudança já me trouxe alguma economia”.

Além de receber consultoria individualizada, eles também estão sendo incentivados a atuar de forma conjunta. A meta dos gestores do programa é que os produtores do Povoado Santa Rosa do Ermírio consigam formar uma associação.

Da assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas