#Leite: Cepea e CNA apuram custos de produção de caprinos e ovinos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O objetivo, a exemplo do trabalho já desenvolvido com outras cadeias produtivas, é oferecer informações consistentes para todos que se interessam pelo setor.
O mercado pecuário passa a contar com levantamentos de custos de produção da caprino e ovinocultura no Brasil. As pesquisas estão sendo conduzidas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). O objetivo, a exemplo do trabalho já desenvolvido com outras cadeias produtivas, é oferecer informações consistentes para todos que se interessam pelo setor. Em pecuária, o Cepea já acompanha custos de produção de carnes bovina, de aves, suína e de leite em todo o Brasil. Em relação à agricultura, também pesquisa a estrutura de produção, custos e rentabilidade de culturas como milho, soja, trigo, algodão, tomate, batata e laranja entre outras.

Na primeira etapa da pesquisa sobre caprino e ovinocultura, pesquisadores do Cepea estão percorrendo as regiões produtoras no Brasil para traçar o perfil das fazendas e rebanhos, definindo as “propriedades típicas” nas diferentes localidades. Esse trabalho proporciona a mensuração dos custos de produção de caprinos e ovinos em estruturas, como dito, consideradas típicas ou modais para cada região.

A cadeia de caprinos e ovinos ainda é pouco estudada no País. Voltada à produção de carne e de lã, concentram-se no Nordeste e Sul brasileiros, embora esta última região tenha perdido representatividade. Em 2012, o IBGE apontava o rebanho nacional em 25,43 milhões de cabeças entre as duas categorias.

O consumo de carne caprinos e ovinos tem aumentado, acompanhando o poder aquisitivo dos brasileiros. Para a carne ovina, a demanda vem crescendo principalmente nos grandes centros da região Sudeste. Embora ainda não tenha se tornado um hábito nas refeições das famílias brasileiras, o produto está ganhando espaço em restaurantes e churrascarias.

A produção brasileira de ovinos, no entanto, ainda não abastece o mercado doméstico com eficiência e qualidade. Um dos maiores problemas está relacionado à falta de regularidade da oferta, o que dificulta, por exemplo, a formação de escalas de abate.

Nesse contexto, em 2013, o Brasil importou aproximadamente nove mil toneladas da carne de ovinos somente do Uruguai. A carne caprina, por sua vez, ainda é pouco consumida no País, exceto na região nordestina, onde o hábito é mais comum.

Mundo – Os maiores rebanhos efetivos de pequenos ruminantes no mundo estão na Ásia e África, segundo a FAO/ONU. China, Índia e Nigéria possuem, respectivamente, os maiores rebanhos de ovinos e caprinos. O Brasil ocupa a 18º posição nesse ranking. O comércio mundial de carne de ovinos e caprinos tem pequena participação sobre a produção mundial – grande parte do rebanho ainda é destinada ao consumo interno de cada país. Entre os maiores exportadores de carne ovina estão a Nova Zelândia e a Austrália. A França é a maior importadora.

http://www.expressomt.com.br/economia-agronegocio/cepea-e-cna-apuram-custos-de-producao-de-caprinos-e-ovinos-112416.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas