#Leite, cenouras e chicotes

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm registrado algumas fraudes gravíssimas na produção de leite, como a que é investigada agora. Ao mesmo tempo, a região Sul tem clima favorável e agricultores com capacidade para liderar a produção de leite no Brasil, podendo alcançar oferta semelhante a do país líder em exportação, a Nova Zelândia – cerca de 20 bilhões de litros por ano. Para isso, a região, que produz 11,3 bilhões de litros/ano, lançará em setembro a Aliança Láctea Sul Brasileira com foco na qualidade e expansão de vendas no Brasil e exterior.

Mas como resolver o problema criminal das fraudes? Segundo o secretário da Agricultura e da Pesca de SC, Airton Spies, é preciso organizar a cadeia produtiva, profissionalizando todos os participantes, premiando o leite bom e condenando a fraude com o rigor da lei. Ele cita uma expressão inglesa para mostrar como o mercado impõe regras: carrots and sticks (cenouras e chicotes), isto é, premia com cenouras quem avança na qualidade e dá “chicotadas” em quem não cumpre leis.

http://wp.clicrbs.com.br/estelabenetti/2014/08/21/leite-cenouras-e-chicotes/?topo=67,2,18,,,67

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas