# Leite: Ações do governo impulsionam produção de leite na agricultura familiar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mais de 60% da produção nacional de leite e derivados são produzidos pela agricultura  familiar, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O estí­mulo í  atividade pelas cooperativas de produtores familiares é concedido por meio de polí­ticas públicas, entre as quais se destacam o crédito rural, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Garantia de Preços Mí­nimos da Agricultura Familiar (PGPM-AF) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Por se tratar de um produto que garante renda constante ao agricultor familiar, a cadeia produtiva do leite tem sido destaque nas ações do governo, segundo o diretor de Geração de Renda da Secretaria de Agricultura Familiar, do MDA, Arnoldo Campos. Por isso a necessidade de se financiar, permanentemente, a modernização dos produtores e das cooperativas, disse.

O Brasil é o quinto maior produtor de leite do mundo, atrás apenas dos EUA, índia, China e Rússia. A atividade leiteira está presente em 554 das 558 regiões consideradas pelo IBGE. Segundo o consultor da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA Fábio Teles, os exemplos de sucesso dos produtores da agricultura familiar são muitos, em todas as regiões do Brasil, graças a programas do governo federal, como o Programa da Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Criado em 2003, o PAA é uma das ações do Fome Zero e tem como objetivo garantir o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias í s populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Visa, também, contribuir para a formação de estoques estratégicos de alimentos e permitir que os agricultores familiares armazenem seus produtos para que sejam comercializados a preços mais equilibrados, além de promover a inclusão social no campo.

Uma variante desse programa é o incentivo í  produção e consumo de leite. A função é contribuir com o aumento do consumo de leite pelas famí­lias que se encontram em situação de insegurança alimentar e, também, incentivar a produção de agricultores familiares, destacou Arnoldo Campos.

Para Fábio Teles, não fosse o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por intermédio do Fome Zero, a miséria teria aumentado dramaticamente em algumas regiões brasileiras. Os programas constituí­am, sobretudo, verdadeiros processos sociais de cidadania, pela promoção da educação produtiva e da inclusão socioeconí´mica, jurí­dica e tributária do setor, disse.

O consultor destaca que as ações do governo se pautam no sentido de aperfeiçoar os programas e as polí­ticas públicas, com foco na eliminação da miséria e na construção de uma nova classe média nos pequenos municí­pios, com reflexo positivo nos grandes aglomerados urbanos brasileiros.

Fonte: Portal do Planalto

http://www.dinheironaconta.com/2012/05/29/acoes-do-governo-impulsionam-producao-de-leite-na-agricultura-familiar/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas