#Laticí­nios e 400 produtores participam de lançamento de Travessia Leite no Bico

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 
Numa reunião com a presença de mais de 400 produtores de leite (dos 700 produtores estabelecidos na região) e de seis dos oito laticí­nios do Bico do Papagaio, além de quatro prefeitos municipais (Sampaio, Axixá, Augustinópolis e Cachoeirinha), presidente da Adtur, Omar Henneman e deputado Amélio Cayres, a senadora Kátia Abreu lançou na manhã deste sábado, 22, em Augustinópolis, o programa Travessia Leite, que será realizado em parceria com o Sebrae.
A ação tem como meta atender 5000 pequenos e médios produtores no Tocantins e levará assistíªncia técnica e extensão rural aos produtores de leite, aumentando a produção e oferecendo condições para que eles sejam competitivos no mercado. O programa contará com o auxí­lio de cem técnicos que atenderão aos produtores por um ano, visando aumento da qualidade do leite, sanidade animal e gestão da propriedade. Os técnicos agrí­colas receberão treinamento tecnológico do Senar e serão supervisionados mensalmente para garantir que todos os produtores rurais alcancem sucesso dentro do programa. O investimento total será de R$ 16 milhões com contrapartida de R$ 40 mensais de cada produtor rural participante.
Antes, Kátia Abreu fez a abertura dos trabalhos do Programa Utero é Vida, no Colégio Manoel Vicente de Souza e que somente no perí­odo da manhã proporcionou a realização de 250 exames de prevenção de cí¢ncer de próstata em homens e 150 exames papanicolau para prevenção de cí¢ncer de colo de útero, beneficiando moradores da região. Kátia Abreu ressaltou a importí¢ncia do diagnóstico precoce que potencializa as chances de cura. “Não podemos deixar o nosso povo morrer por falta de assistíªncia médica. Quando me perguntaram se eu não iria cuidar dos homens, imediatamente agregamos o exame PSA (exame de sangue que detecta o cí¢ncer de próstata) ao programa íštero é Vida.” A senadora também anunciou a ampliação do programa no final deste ano, que contará com mais uma carreta com mamógrafos e médicos para o exame fí­sico para o diagnóstico do cí¢ncer de próstata. O programa também contou com Espaço Beleza e lanche.
A população de Augustinópolis e região compareceu em peso ao evento. Simão Dias ressaltou a importí¢ncia do acesso facilitado ao exame de prevenção de próstata. “Pra falar a verdade, eu nem sei se a rede pública oferece este exame, quando eu soube deste evento, vim correndo participar.” Cleonice Silva era a primeira da fila para ser atendida. “Eu cheguei aqui í s 7h da manhã. Eu faço o exame uma vez por ano porque é importante a gente se cuidar.”

PREFEITOS
No perí­odo da tarde, a senadora Kátia Abreu reúne os prefeitos dos 25 municí­pios do Bico do Papagaio, com presença confirmada do vice-governador João Oliveira e do deputado federal Irajá Abreu, para discutir sobre a construção de casas populares dentro do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) que vai atender 16 mil famí­lias do Bico do Papagaio, viabilizadas por gestões de Kátia Abreu junto í  presidente Dilma Roussef. Antes, porém a Senadora faz reunião com diretores de escolas sobre o Pronatec que vai atender dois mil jovens da região com cursos de capacitação técnica.
http://www.ogirassol.com.br/materia.php?u=laticinios-e-400-produtores-participam-de-lancamento-de-travessia-leite-no-bico

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas