#Lacteos: Preços do atacado tiveram queda expressiva em novembro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Segundo os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/ESALQ), os preços dos derivados lácteos em novembro tiveram uma expressiva queda no atacado nos estados que compõem o índice Brasil de derivados. Destaca-se que o preço do leite UHT, principal produto comercializado, teve queda de -11,9% no país.

 

A média de preço do leite UHT no Brasil teve redução de -11,9%, sendo que a queda nos estados analisados foi de 13,4% no estado de Goiás, 11,4% em Minas Gerais, 14,7% no Paraná, 9,5% no Rio Grande do Sul e 10,8% em São Paulo. Entretanto, na variação anual, o leite UHT teve valorização, sendo a maior alta no Rio Grande do Sul, com 19,7%, seguido de São Paulo 11,4%, Minas Gerais 4,5%, Paraná 3,6% e Goiás 2,7%.

 

Já o leite em pó, no mês de novembro, teve uma queda de -3,5% na média Brasil. O Rio Grande do Sul sofreu a maior redução com -7,3%, seguido de São Paulo -4,6%, Minas Gerais -3,1%, Goiás -1,5% e Paraná -0,9%. Com relação a variação anual dos preços, Minas Gerais (33,9%) foi o estado que teve maior valorização do produto durante o ano, acompanhado pelo Paraná (23,4%) e São Paulo (19,2%) .

 

O preço do queijo mussarela, em novembro, caiu mais expressivamente no Paraná e em Goiás: -9,2% e -7,0% respectivamente, enquanto o estado do Rio Grande do Sul teve 2,4% de alta. Já a variação na média Brasil foi de -3,5%. Já a variação de preço anual nos estados foi de 20,4% em Minas Gerais, seguido do Rio Grande do Sul (16,3%), São Paulo (7,1%), Paraná (6,5%) e Goiás (6,1%).

 

Fonte: CEPEA.

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas