#Lácteos Brasil põe unidades à venda

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Em recuperação judicial desde 2013, a LBR – Lácteos Brasil deu início ao processo de alienação judicial de 14 unidades produtivas isoladas (UPIs).

Segundo o edital publicado quinta-feira passada, a LBR colocou à venda 14 UPIs, e os interessados nos ativos deverão apresentar propostas fechadas no próximo dia 14 de julho. No dia 28 de julho, haverá assembleia geral de credores para que as propostas recebidas possam ser avaliadas. Além dos credores, as eventuais ofertas também precisam ser aprovadas pela empresa.

Conforme comunicado da LBR, no caso de aprovação das propostas, «serão transferidos para o comprador os estabelecimentos negociados, juntamente com seus funcionários e fornecedores, livres de quaisquer passivos cíveis, fiscais e trabalhistas.» No mesmo comunicado, a LBR informa que o objetivo da operação «é adequar a estrutura de capital da LBR ao tamanho de suas operações, preservando empregos e a relação com os produtores de leite».

Em entrevista em março deste ano, o diretor-presidente estatutário da LBR, Nelson Bastos dissera haver «vários interessados em UPIs» da companhia. Ele afirmou, na ocasião, que a venda das UPIs não significa que a LBR «está sendo desmontada» ou que todos os ativos serão alienados.

Além da venda das UPIs, a LBR, que tem dívidas estimadas em R$ 1 bilhão, continua negociando operação de aumento de capital por meio da entrada de um ou mais investidores na empresa, como Bastos havia informado em março passado.

Conforme apurou o Valor, a LBR vinha negociando a venda da área de queijos para a francesa Lactalis, mas não houve mais avanços. No ano passado, a Lactalis chegou a negociar a compra do controle da LBR, antes da aprovação do plano de recuperação judicial da empresa brasileira. Mas a situação financeira da LBR inviabilizou o negócio. Além disso, recentemente, a LBR manteve conversações com a venezuelana Maralac, mas as negociações também não avançaram.

As unidades de produção isoladas (UPIs) à venda pela LBR são: São Gabriel, Garanhuns, São Luís dos Montes Belos, Leitbom, Líder, Tapejara, Fazenda Vila Nova, Barra Mansa, Ibituruna, Cedrense, Boa Nata, Poços de Caldas, Bom Gosto e Gaurama. Uma UPI não significa apenas uma unidade de produção. A UPI de Barra Mansa, por exemplo, envolve unidade de produção e a marca DaMatta. Já a UPI Bom Gosto envolve apenas a marca Bom Gosto. A UPI Poços de Caldas envolve equipamentos e as marcas Poços de Caldas e Paulista.
Fonte: Valor Econômico

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas