#Lácteos Brasil 1

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Analistas do sistema financeiro apontam a excessiva concentração da Lácteos Brasil (LBR) na produção de leite UHT (longa-vida), produto de baixí­ssimo valor agregado, para o colapso financeiro do grupo criado em dezembro de 2010 com fusão entre a goiana Leitbom e a gaúcha Bom Gosto.

Outro motivo teria sido a dificuldade de adaptar a um modelo único de gestão as inúmeras plantas industriais distribuí­das no território brasileiro, muitas delas superpostas. De qualquer modo, o conglomerado leiteiro, que surgiu com a ambição de enfrentar as gigantes BRF e Nestlé, dá vexame em termos de resultados. Em pouco mais de dois anos, entrou em recuperação judicial, com um endividamento que supera R$ 1 bilhão. O mais grave é que há dinheiro público na operação. O Bndes injetou R$ 700 milhões para viabilizar a LBR, o que lhe garantiu uma participação de 30% no capital da companhia.

Lácteos Brasil 2

O caso Lácteos Brasil lembra a crise da Doux Frangosul. Não na motivação, porque são situações distintas, mas na estratégia de comunicação. Assim como Charles Doux só se comunicava por notas, quase sempre vazias, para explicar os atrasos nos pagamentos aos fornecedores, o presidente do conselho de administração da LBR, Wilson Zanatta (Bom Gosto), também prefere o silíªncio. Unidades estão fechando em vários estados e empregados estão sendo demitidos. Um banco público, como o Bndes, sócio da LBR, não pode compactuar com polí­ticas que promovam o desemprego. Para um jornalista, em São Paulo, na última segunda-feira, o presidente do banco, Luciano Coutinho, disse que acompanha o caso com preocupação. E só.

Dilma eleva o juro

A decisão do Conselho de Polí­tica Monetária (Copom) de elevar em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros não surpreendeu. Ainda mais depois do recado dado pela presidente Dilma Rousseff na terça-feira. Prova de que o Banco Central é sensí­vel a apelos polí­ticos e está muito longe de alcançar a tão desejada independíªncia. A questão crucial é que o aumento de 0,25 ponto percentual é pouco para influenciar a queda da inflação. Na próxima reunião do Copom, é possí­vel que ocorra nova elevação, e assim sucessivamente, até que os preços voltem a cair.

Fusões e aquisições

Após uma desaceleração no número de transações apresentada no último trimestre de 2012, a Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG, que apurou os resultados dos primeiros tríªs meses do ano registrou uma retomada nos negócios, impulsionada, principalmente, pela força das empresas nacionais. Foram 192 operações de janeiro a março de 2013, resultado 9,1% maior do que o registrado no trimestre anterior, quando aconteceram 176 operações.

Mix gastroní´mico

O mix de restaurantes do Praia de Belas recebe, em breve, mais uma operação. Trata-se da Galeteria Mamma Mia, que vem se somar í  recentemente inaugurada Nabrasa Steak aos já consolidados Dado Garden Grill, Bistrí´ Variettí  e Gendai, além das operações da praça de alimentação.
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=121818&codPai=56

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas