Lactalis diz que operações no Brasil afetam resultado semestral

Grupo dono marca Parmalat informa os resultados do primeiro semestre de 2015
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O grupo francês Lactalis, dono da marca Parmalat, informou que as operações adquiridas da Lácteos Brasil (LBR) impactaram negativamente o resultado semestral da companhia em 2015, mas que melhorias operacionais em andamento já indicaram melhora no desempenho desta unidade nos últimos três meses.

Segundo a Lactalis, a LBR registrou Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) negativo em 5,7 milhões de euros nos seis primeiros meses do ano. «As operações adquiridas da LBR foram afetadas negativamente pelo desafio de retomar a produção após uma interrupção parcial», explica a companhia em relatório de resultados, referindo-se ao período de recuperação judicial da empresa brasileira.

De acordo com a Lactalis, isso fez com que produtos ficassem indisponíveis em pontos de vendas e impactou resultados. No País, os executivos ressaltam que a companhia está melhorando operações para alcançar níveis de rentabilidade «em linha com o padrão (da empresa)».

A Lactalis afirma já ter visto avanços neste processo nos últimos três meses e diz que «uma nova melhora da lucratividade é esperada para o segundo semestre». Na primeira metade do ano, o grupo Lactalis registrou lucro de 38,5 milhões de euros, queda de 57,2% ante o mesmo período de 2014.

O Ebitda recuou 8,1%, para 169,4 milhões de euros e as receitas subiram 13,2%, a 2,617 bilhões de euros. A companhia também reportou seus números semestrais em termos ajustados, desconsiderando aquisições recentes no Brasil, Itália, México e Austrália e retirando efeitos da hiperinflação na Venezuela.

Neste caso, o lucro avançou 5,6%, o Ebitda subiu 10,3% e as receitas, 6%. A companhia destacou que o mercado de lácteos tem sido afetado pela queda nos preços do leite, o que diminui custos de produtos de maior valor agregado, mas reduz a geração de receitas.

O grupo francês também cita que os países desenvolvidos seguem em crescimento econômico moderado e que emergentes estão em desaceleração, o que é negativo para o consumo.

Em relatório, a Lactalis afirmou sua estimativa de crescer entre 3% e 5% em receitas e Ebitda em 2015, considerando termos ajustados. Com a compra da divisão de lácteos da BRF, finalizada este mês, a companhia diz ser possível que as receitas aumentem até 8% este ano.

As projeções, diz a empresa, estão no intervalo inferior de guidances divulgados anteriormente. A Lactalis também cita que pagou 573,2 milhões de euros à BRF pela sua divisão, ante preço anteriormente estipulado em 623,6 milhões de euros. A diferença decorre da estratégia de hedge implementada pela companhia logo após a assinatura do contrato, em dezembro do ano passado.

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Leite/noticia/2015/07/lactalis-diz-que-operacoes-no-brasil-afetam-resultado-semestral.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas