Justiça condena responsáveis por fraude do #leite no Rio Grande do Sul

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

A Justiça do Rio Grande do Sul condenou seis acusados de participar da fraude que adulterava leite com ureia, bicabornato de sódio, álcool e outras substâncias danosas à saúde. Na sentença em primeira instância, o juiz da comarca de Ibirubá Ralph Moraes Langanke condenou os acusados a penas máximas que chegaram a 18 anos e seis meses de cadeia, mais multas diárias. As informações são do jornal Zero Hora.

 

 

Desde 8 de maio, quando foi lançada a operação Leite Compen$ado pelo Ministério Público do Estado (MPE) e Ministério da Agricultura, o promotor Mauro Rockenbach empenha-se em revelar a fraude.

 

Nesta quinta-feira, o promotor Mauro Rockenbach, um dos responsáveis pela operação Leite Compen$ado, deflagrada em maio, analisou que as penas aplicadas foram adequadas aos crimes de adulteração de alimento, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. “A sentença é um ingrediente altamente pedagógico. Continuam fazendo (aumentando o volume do leite com alquimias), mas agora sabem o que pode acontecer com eles. Sabem da gravidade do crime”, disse Rockenbach.

 

O grupo de seis condenados agia em Ibirubá e Selbach. Liderados pelo médico veterinário Daniel Riet Villanova, os criminosos usavam um posto de resfriamento para adicionar ureia e água no leite entregue pelos agricultores. Transportadores, como João Cristiano Pranke Marx, que sofreu a maior pena (18 anos e seis meses de reclusão), encarregavam-se de levar o alimento à Agroindustrial Cooperativa Central (Confepar), no Paraná.

 

Os réus ainda podem recorrer da sentença em segunda instância e em tribunais superiores.

 

 

http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/justica-condena-responsaveis-por-fraude-do-leite-no-rio-grande-do-sul,e44a0b4e6c333410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas