#Jaru lidera na produção de leite em RO

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O municí­pio que lidera este ranking é Jaru (6,34%), seguido por Ouro Preto do Oeste (6,05%), Ji-Paraná (4,39%), Urupá (3,7%), Cacoal (3,63%), Nova Mamoré (3,63%), Governador Jorge Teixeira (3,56%), Buritis (3,42%), Espigão do Oeste (3,19%) e Machadinho do Oeste (3,04%).

Idaron realiza pesquisa sobre a produção de leite em Rondí´nia

A Agíªncia de Defesa Sanitária Agrossilvipastoril do Estado de Rondí´nia (Idaron) realizou um grande levantamento para traçar um perfil da produção leiteira no Estado. A pesquisa foi realizada em parceria com a Associação de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondí´nia (Emater/RO) e contou com entrevistas de todos os produtores de leite rondonienses, nos perí­odos de vacinação em 2012 (abril-maio e outubro-novembro).
A pecuária de leite em Rondí´nia é considerada um dos setores mais importantes do agronegócio do Estado por se tratar de uma das formas de aumentar a renda na agricultura familiar. “A produção leiteira está presente em quase todas as pequenas propriedades rurais do Estado, respondendo pela sustentação econí´mica básica de mais de 34 mil famí­lias ligadas í  agricultura familiar”, diz o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges.
No levantamento foi verificado que mais de 41 mil propriedades no Estado produz leite, com uma média de 13,4 vacas em lactação, por propriedade, o que demonstra que a produção de leite ocorre principalmente nos pequenos lotes rurais. “A cadeia produtiva do leite é associada principalmente í s pequenas propriedades e í  agricultura familiar. Os aspectos sociais desta cadeia demandam uma atenção especial do Governo, para que esta produção possa aumentar e melhorar tecnicamente”, diz o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal, Fabiano Alexandre dos Santos.

De acordo com levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE), Rondí´nia tem uma média de produção acima de 2,2 milhões de litros de leite por dia, sendo considerado o maior produtor de leite da Região Norte e o 9º do paí­s.
Os dez municí­pios rondonienses que mais produzem representam 40% de toda a produção do Estado.
O municí­pio que lidera este ranking é Jaru (6,34%), seguido por Ouro Preto do Oeste (6,05%), Ji-Paraná (4,39%), Urupá (3,7%), Cacoal (3,63%), Nova Mamoré (3,63%), Governador Jorge Teixeira (3,56%), Buritis (3,42%), Espigão do Oeste (3,19%) e Machadinho do Oeste (3,04%).

Apesar de ocuparem as primeiras colocações no volume de produção de leite, Jaru e Ouro Preto do Oeste ocupam a 52ª e a 33ª posições, respectivamente, em termos de produtividade. O municí­pio rondoniense com a maior produtividade é Vilhena, com uma média de 5,44 litros de leite por vaca diariamente.

“A Idaron busca contribuir com o desenvolvimento de um importante setor que possui aspectos socioeconí´micos de grande importí¢ncia para o Estado. A atividade leiteira faz circular anualmente mais de meio bilhão de reais no Estado”, encerra Marcelo Borges.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas