#Iogurte grego do Brasil, só mesmo no Brasil

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Com características próprias, linha ‘grega’ nacional tem maior potencial de faturamento do mercado e deve pular de 2,3% para 10% das vendas em 2014

SÃO PAULO – Desde o segundo semestre de 2012, quando o primeiro iogurte grego foi lançado no Brasil, pela Vigor, estabeleceu-se novo filão para o setor. Hoje, todas as principais marcas do País – também Nestlé, Batavo, Danone e Itambé – vendem as suas versões. No entanto, não há muita clareza sobre o que transforma um simples iogurte brasileiro em um produto original dos Bálcãs.

 

A única característica quase consensual do iogurte grego vendido em terras brasileiras é a textura. Ela é cremosa, em nível intermediário entre o iogurte líquido, de garrafa, e o mais rígido, de pote. Fora isso, as inovações são várias. Existe, por exemplo, o iogurte grego sabor goiabada, da Itambé. E, de inovação em inovação, mesmo a cremosidade já começa a se perder. A Batavo acaba de lançar o seu iogurte grego líquido.

 

Em outros países e em termos nutricionais, novas contrariedades. Na Europa, o iogurte tido como grego tem alto teor de gordura, baixa dose de proteína e fraca participação no mercado. Nos Estados Unidos, é o inverso: menos gordura, mais proteína e domínio de 23% das vendas.

 

As diferenças se dão pela falta de definição do conceito «iogurte grego». O iogurte grego, mas grego mesmo, feito e consumido em larga escala na Grécia, costumeiramente é caseiro. E como qualquer comida caseira, cada casa tem a sua receita, a depender do gosto pessoal.

 

Vende pouco, rende muito. A maioria dos iogurtes vendidos como gregos no Brasil, tanto em participação de mercado quanto em valores nutricionais, está mais para o europeu: farto em gordura, pobre em proteína e de curta fatia nas vendas totais de iogurtes: dominou, em média, 2,3% do mercado em 2013, de acordo com a consultoria Nielsen.

 

Mas, embora a parcela de vendas ainda seja pequena, o grego é campeão em potencial de faturamento. No ano passado, entre todos os filões do mercado, o iogurte grego foi o único cuja participação no faturamento total superou o dobro da participação nas vendas (veja as comparações no gráfico mais abaixo). O iogurte natural, por sua vez, tem participações em vendas e faturamento bem semelhantes. O mesmo serve para o iogurte com poupa de fruta.

 

Por falar em «dobro», na rede Pão de Açúcar de supermercados, analisando um mesmo fabricante, o dinheiro gasto para comprar um iogurte grego permitiria levar para casa dois iogurtes naturais: o grego custa R$ 1,99 e é vendido em porções de 170 gramas; o tradicional, de R$ 0,99, vem em potinhos de 120 gramas.

 

‘Gourmetização’. De acordo com Ricardo Vasques, vice-presidente de Marketing da Danone, os gregos fazem parte de um mesmo movimento de toda a indústria alimentícia. «Parte do fortalecimento dos gregos no Brasil se explica por uma tendência de ‘gourmetização'», diz.

 

Apenas em dezembro, os iogurtes gregos chegaram a ocupar 3,2% das vendas totais do mercado nacional. «Já em 2014, as empresas trabalham com a previsão de 10% de participação dos gregos», diz Vasques. Esse número, afirma, não necessariamente será mantido nos próximos anos, pode ser pontual. «O importante é que, com o crescimento dos gregos, que é um produto de maior qualidade, o consumidor cobrará por novos produtos, de qualidade ainda maior», diz o executivo.

 

‘Modismo’. «Chamar o iogurte vendido no Brasil de grego é modismo, pura estratégia de marketing», diz Carlos Oliveira, professor de Tecnologia de Leite e Derivados da Universidade de São Paulo.

 

Na explicação técnica de Oliveira, seja grego, brasileiro, polonês ou coreano, iogurte é iogurte. E ponto. A grosso modo, nada mais é que um leite rico em ácido lático. Por isso o gostinho azedo, em maior ou menor escala.

 

Fora do Brasil, por sinal, o iogurte chamado de grego é mais azedo. Aqui, ele é doce. «O consumidor brasileiro tende a preferir coisas mais adocicadas e a indústria segue essa linha para agradar seu paladar», diz Oliveira.

 

Para ganhar a textura mais cremosa, diz Oliveira, é acrescida à receita do iogurte algum tipo de goma. E, embora as empresas não revelem suas fórmulas, o especialista aponta para algum ingrediente de origem vegetal. «Grego ou não, o importante é consumir iogurte, qualquer um deles traz o mesmo tipo de beneficio nutricional», afirma.

 

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,iogurte-grego-do-brasil-so-mesmo-no-brasil,177996,0.htm

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas