# Investimento na cadeia produtiva do leite impede desabastecimento no Alto Acre

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Cooperativa dos Produtores de Leite do Alto Acre (Coplac), localizada em Brasileia, finaliza a estruturação da indústria de laticí­nio que inicialmente vai processar leite pasteurizado e queijos. Estão sendo investidos mais de R$ 800 mil, segundo o secretário de Produção (Secretaria de Agropecuária), Lourival Marques, segundo o qual o governo do Estado tem dado apoio para mitigar uma ação de desabastecimento da atividade naquela região.

O laticí­nio de propriedade da Coplac, cooperativa que agrega 65 produtores, terá capacidade para processar leite pasteurizado e queijo para atender o comércio local e municí­pios próximos. Faltando apenas a liberação de recursos adquiridos através do BNDES para a compra e instalação de equipamentos e treinamento de pessoal na gestão, a previsão é de entrar em funcionamento nos próximos tríªs meses.

“Os técnicos da Seap tíªm acompanhado todo o processo, e entre as ações está o apoio na elaboração de projeto para captação de recursos”, explica Lourival Marques. Outros investimentos foram direcionados para a cooperativa que já vem atuando como entreposto de leite in natura para a Coopel (Cooperativa dos Agricultores e Pecuaristas da Regional do Baixo Acre) e que recebeu dois tanques de resfriamento.
Adoção de tecnologia para a melhoria genética do rebanho é uma das ações para garantir qualidade e maior produção de leite (Foto: Assessoria Seaprof)
Adoção de tecnologia para a melhoria genética do rebanho é uma das ações para garantir qualidade e maior produção de leite (Foto: Assessoria Seaprof)

Segundo o chefe do Departamento de Modernização da Indústria Agropecuária da Seap, Francisco Dantas, a produção de leite na região é expressiva, e a Coplac armazena cerca de dois mil litros do produto, que são recolhidos a cada dois dias pela Coopel. “A Coplac recolhe o leite dos produtores nas propriedades, numa parceria com a prefeitura de Brasileia, e a Coopel traz para o laticí­nio em Rio Branco”, explicou.

A estruturação da cadeia produtiva do leite, que vai desde os processos de melhoria genética í s mudanças na área de manejo de pastagem, novos procedimentos de retirada do leite, maior acesso í s linhas de crédito e transporte e venda do produto, tem beneficiado diretamente cerca de 30 associações produtoras e cooperativas.

Os técnicos das secretarias de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e da Seap são os responsáveis pela elaboração dos projetos que são apresentados í s instituições financeiras para a adesão aos programas de crédito. Depois de aprovado o financiamento, os técnicos acompanham os investimentos e prestam assistíªncia técnica aos produtores.

O governo do Estado, em parceria com os produtores rurais, tem investido na compra de ordenhadeiras mecí¢nicas e também em tanques de resfriamento. Mais de 40 tanques já foram implantados nas comunidades rurais.

O Ministério da Agricultura publicou normativa que prevíª as condições de armazenamento e transporte e da qualidade do produto final, e para atender essa legislação e consolidar a cadeia produtiva do leite, o governo do Estado, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ofertou cursos que antecederam a instalação dos tanques de resfriamento.

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/producao/20644-investimento-na-cadeia-produtiva-do-leite-impede-desabastecimento-no-alto-acre.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas