Instrução do Mapa proíbe leite em pó importado na produção leiteira

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou nesta sexta-feira (21), a Instrução Normativa (IN) nº 40, que garante apenas o uso do leite em pó nacional para a produção de leite UHT e pasteurizado.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segundo o texto, fica proibida a reconstituição do leite em pó importado pelas indústrias. A IN altera o artigo 1º da medida publicada em julho deste ano com a finalidade de conter a queda dos preços ao produtor nacional. Ela não especificava a origem do leite em pó, permitindo assim tanto o produto nacional quanto o de outros países.

Na semana passada, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) havia levada a questão do aumento da importação do laticínio desidratado do Uruguai ao ministro Blairo Maggi. “Os preços vêm apresentando queda, o que está inviabilizando a produção, principalmente na região Sul do país. Há um desequilíbrio no volume de exportação do Uruguai”, disse Colatto.

Colatto afirma que o ministro Blairo Maggi se preocupou com as dificuldades dos produtores de leite e derivados. “Essa Instrução Normativa vem para aliviar o setor produtivo do leite”.

PRODUÇÃO DE LEITE

A produção brasileira de leite é de aproximadamente 35 bilhões de litros por ano e vinha crescendo 4% ao ano na última década. Na região Sul o crescimento foi de 7% ao ano. Nos dois últimos anos, no entanto, houve queda na produção, principalmente na região Nordeste.

Segundo a Secretaria de Política Agrícola, no primeiro semestre deste ano a redução foi de 6% para o país. No Nordeste, a queda foi maior, 12%, o que levou o governo a autorizar a reconstituição de leite e a sua venda na área da Sudene.

Fonte: Ascom Dep. Valdir Colatto

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas