#Instituto responsabiliza pecuaristas por casos de raiva bovina no AC

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Manter o gado vacinado contra a aftosa e a raiva bovina é o método mais eficiente de controle da doença
Técnicos e veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) se deslocaram para a região de Porto Walter, no extremo oeste do Estado, para tentar evitar a expansão de um surto de raiva bovina. Até agora, seis propriedades foram atingidas, inabilitando 66 animais para abate ou extração de leite. A direção do Idaf afasta qualquer relação da raiva bovina com o surgimento de focos de aftosa.

«Não houve falhas por parte do instituto», diz o presidente do Idaf, Jeferson Ludarnelli Cogo. «O que aconteceu foi que os produtores não fizeram o dever de casa, que era ter saneado o rebanho».

O Acre não tem uma legislação que regulamente a saúde animal. «No Acre ainda não é obrigatória a vacina contra a raiva bovina, explica Cogo. «Existe a orientação e recomendação. O maior prejuí­zo fica com o próprio produtor, porque uma vez doente, o animal deve ser sacrificado», afirma o presidente do Idaf.

O diretor não descarta a possibilidade de intervir na proibição de transporte de animal das propriedades que não vacinaram o gado.

O Ministério da Agricultura informa que é competíªncia dos órgãos estaduais de Defesa Sanitária Animal o controle do animal vetor (morcego) da raiva herbí­vora. «Em regiões isoladas, como Porto Walter, esse tipo de controle é muito difí­cil de ser realizado», afirmou o gerente de Defesa Animal do Idaf, Jean Carlos Torres. «O abrigo temporário dos morcegos, aqui na Amazí´nia, são as árvores».

O gerente de Defesa Animal do Idaf assegura que o método mais eficiente de controle da doença é fazer com que o produtor tenha consciíªncia de que é importante manter o gado vacinado não apenas contra a aftosa.

A raiva bovina não é transmitida pelo consumo da carne, mas por acidentes ao manejar o animal doente, sobretudo na boca. Técnicos do Idaf vão fazer uma «vacinação assistida» em toda região do municí­pio de Porto Walter. Parcerias com as prefeituras estão sendo formalizadas para conscientizar os produtores sobre a importí¢ncia de manejar o rebanho de forma adequada.

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI333791-18530,00-INSTITUTO+RESPONSABILIZA+PECUARISTAS+POR+CASOS+DE+RAIVA+BOVINA+NO+AC.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas