Instalação de Laticínio Piracanjuba estimulará produção de #leite no TO

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Uma das maiores empresas do ramo de laticínios do País deve se instalar no Tocantins até o próximo ano. Trata-se da Piracanjuba, atualmente a segunda maior empresa de alimentos de Goiás. A instalação ocorrerá na região Sul do Estado e deverá beneficiar diretamente 17 municípios, estimulando o aumento na produção leiteira.

 

Para discutir os incentivos que serão proporcionados ao negócio, o secretário executivo da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Padua, reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Gurupi, Pedro Dias Correa, na manhã desta terça-feira, dia 26, na sede da Seagro, em Palmas.

 

Correa explicou que as negociações para a chegada da empresa ocorrem desde o início deste ano e, inicialmente, a Piracanjuba irá comprar o leite para ser beneficiado em Goiás. Ao atingir 70 mil litros, a partir do incentivo de aumento na produção que hoje está em cerca de 40 mil litros na região, um laticínio será montado em Gurupi. “Nossa região tem vocação e tem produção, mas hoje falta mercado. Para fortalecer esta cadeia leiteira, precisamos de indústria e isso que está chegando agora, é tudo que necessitamos”, comentou.

 

Padua conversou com um dos representantes da empresa, por telefone, e o orientou a formalizar o pedido de incentivos fiscais ao Governo do Estado. A partir daí, espera-se o trâmite e a aprovação pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento. “Com a aprovação do conselho, já esperamos que eles comecem a operar”, destacou Correa.

A reunião foi acompanhada pelo diretor de Desenvolvimento Agropecuário da Seagro, Ricardo Pires de Castro Sobrinho, pelo supervisor Cláudio Sayão e pelo chefe de gabinete do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Jonas Aires da Silva.

 

Produção

 

Atualmente, o Estado produz uma média de 280 milhões de litros de leite bovino por ano, sendo a terceira maior produção da região Norte do País.

 

Fonte: Governo do Tocantins.

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas