Inseminação artificial uma boa alternativa para aumentar a produção de leite

O aumento do número de descendentes de um reprodutor, além de permitir o uso do sêmen de touros após sua morte
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

“O mercado de leite tem apresentado melhoras deste o início deste ano, quando esteve no fundo do poço. Sem dúvida está crescendo e continuará assim, até pela desvalorização do real, o que encarece a importação do produto, fortalecendo o mercado interno”, comenta o presidente da Alta, Heverardo Carvalho.

Hoje, a grande dificuldade dos criadores é ter uma produção de leite rentável e sustentável. Muitos têm adotado o sistema de pecuária de precisão, para que os negócios fluam de forma mais planejada e que não haja desperdícios e sim, lucro. A pecuária de precisão consiste em ter uma boa inseminação artificial, manejo (inclusive sanitário) e uma boa alimentação. Mas para que este sistema dê resultado, é preciso que o pecuarista invista em tecnologias.

Com o objetivo de auxiliar este mercado de forma eficiente, a Alta dispõe de produtos e sistemas de qualidade para o desenvolvimento do gado de leite. É a única central com o maior número de animais provados, proprietária de 65% dos 20 melhores touros provados, com sêmen disponível e selecionados pelo Sumário ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro.

A inseminação artificial para a pecuária leiteira é um dos pilares para aumentar o índice da produtividade dos animais, pois evita a monta natural com o uso de touros não provados, podendo evitar doenças sexualmente transmissíveis e que comprometem tanto o rebanho quanto a qualidade do produto final. Além disso, a genética do rebanho pode ser estudada, com a possibilidade de aumentar o número de bezerras através do sêmen sexado. Veja como inseminação artificial pode auxiliar o criador na produção de leite:

1.- Possibilita o uso de sêmen de touros provados (com teste de progênie, ou seja, usa-se touro com certeza de resultado positivo).

2.- Evita gastos de investimentos com a compra de touros

3.- Permite cruzamentos alternados entre raças diferentes

4.- Viabiliza a padronização do rebanho com a utilização de poucos reprodutores em muitas vacas

5.- Facilita o registro de dados e informações a respeito do manejo e reprodução dos animais

6.- Aumento do número de descendentes de um reprodutor, além de permitir o uso do sêmen de touros após sua morte.

O Brasil tem boas perspectivas com o mercado leiteiro. Após sucessivos recuos no segundo semestre de 2014, o preço do leite pago ao produtor tem dado sinais de recuperação em 2015.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) 2015, da Esalq USP, durante o mês de maio, a alta foi de 4,4 % em relação ao mês de abril, passando por R$0,9334 / litro na média brasileira.

As expectativas são boas, mas todo cuidado é pouco. O pecuarista deve ficar com o olho no gado e o outro nas contas, para que seu negócio tenha rentabilidade. É necessário que saiba no que investir e o que investir. E sem sombra de dúvidas, a inseminação artificial tem comprovado sua eficiência e seus resultados.

A Alta tem investido em cursos de inseminação artificial em todo o Brasil para conscientizar e alertar os pecuaristas dos benefícios deste sistema. Atualmente, possui hoje 20 centros de treinamento e oferece cursos desde 2006. O conteúdo completo das aulas capacita o participante a realizar a inseminação artificial de maneira profissional.

http://www.acritica.net/editorias/agropecuaria/inseminacao-artificial-uma-boa-alternativa-para-aumentar-a/151524/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas