#Inseminação artificial em tempo fixo promove melhoramento genético

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O trabalho realizado pela equipe da Emater de Candeias do Jamari, na região do território Madeira Mamoré, tem promovido o melhoramento genético de rebanho leiteiro. A técnica de inseminação artificial em tempo fixo não determina apenas o perí­odo da fertilidade do animal, mas promove a padronização de animais geneticamente melhorados e permite programar a inseminação e a quantidade de bezerros nascidos.
A técnica vem sendo aplicada na Linha-43, sí­tio Primavera, de propriedade do produtor Orlando Magalhães de Sousa, no municí­pio de Candeias do Jamari pela equipe da Emater que, com participação do médico veterinário Anilton Funez Junior, tem aplicado junto í  propriedade, os programas de pastejo rotacionado e projeto inseminar. Trata-se de polí­ticas públicas de incentivo ao melhoramento genético e produtividade do rebanho leiteiro, promovido pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e execução da Emater.
Entretanto, a prática de inseminação artificial aplicada na propriedade de Candeias do Jamari prevíª uma inovação no campo, que permite ao agricultor definir quando o seu animal deve entrar em perí­odo de fertilidade. Ela consiste no controle da ovulação, através de protocolos hormonais e pode ser utilizada em diversas espécies, como ovinos, caprinos, bovinos e bubalinos.
Segundo o gerente da Emater local, Maciel Fidelix Rosa, o principal objetivo dessa ação é inseminar um maior número de animais em menos espaço de tempo, com alta taxa de prenhez no iní­cio da estação. â€œí‰ possí­vel programar quantas vacas estarão em lactação e isso permite otimizar a mão de obra e eliminar a detecção de cios (rufião), já que se vai saber a hora certa para a inseminação artificial”, diz o gerente.
A prática permite ainda a inseminação de vacas com cria ao pé e o nascimento de bezerros melhorados geneticamente, ou seja, os nascidos da inseminação artificial, além de promover a padronização do rebanho leiteiro. Vale lembrar, também que, segundo artigo publicado no site www.infoescola.com, de autoria de Débora Carvalho Medau, “os fármacos e hormí´nios utilizados não prejudicam as fíªmeas, pois são substí¢ncias iguais, ou mesmo, similares í s que participam do ciclo estral natural, e após seu efeito, não interfere em ciclos posteriores, muito menos geram resí­duos no leite e na carne”.
Autor: Emater
http://www.rondonoticias.com.br/ler.php?id=118570

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas