#Inflação do aluguel perde fí´lego no paí­s Desaceleração dos preços de produtos agrí­colas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Inflação do aluguel perde fí´lego no paí­s Desaceleração dos preços de produtos agrí­colas

O índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que mede a inflação dos aluguéis, desacelerou de 0,26% em julho para 0,15% em agosto, informou ontem a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em agosto de 2012, a variação foi de 1,43%. A variação acumulada em 2013 é de 2,16%. Em 12 meses, o IGP-M variou 3,85%.

O índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou taxa de variação de 0,14%. No míªs anterior, a taxa foi de 0,30%. “O que está comandando essa desaceleração são os preços dos produtos agrí­colas, como soja e milho. Mesmo que o leite e o arroz estejam mostrando alguns sinais de alta, os grãos tíªm maior peso na economia e no í­ndice. E eles estão liderando esse movimento de desaceleração”, explica o economista Salomão Quadros, coordenador dos IGPs da FGV.

Ele ressalta, no entanto, que o IGP-M deve acelerar em setembro, na comparação com agosto. “A taxa deve subir, pois vários dos impactos fortes dos produtos agrí­colas estão enfraquecendo. A soja voltou a subir nos últimos dias, assim como o milho e o trigo”, afirma Quadros. Ele cita ainda o minério de ferro, que também está acelerando e começando a ser incorporado nos IGPs. “Há ainda o processo de transferíªncia do dólar, que tende a prosseguir”, disse.

índice que reajusta contratos de aluguel atinge 3,85% em 12 meses Aluguel residencial em Belo Horizonte valoriza 0,51% em julho índice do aluguel tem decréscimo e acumula alta de 5,18% em julho

De acordo com Quadros, tanto os preços no atacado quanto no varejo devem continuar refletindo a desvalorização cambial, que está entrando gradualmente no í­ndice e ainda não captou o pico da pressão de alta do dólar. Com isso, o repasse pode se intensificar no míªs que vem..

O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do míªs anterior e 20 do míªs de referíªncia. O índice de Preços ao Consumidor (IPC) saiu de uma variação negativa de 0,07% em julho para positiva de 0,09% em agosto. A principal contribuição para o acréscimo do í­ndice partiu do grupo alimentação (-0,48% para -0,03%). Nesta classe de despesa, vale citar o comportamento das frutas, que passou de -5,46% para -2,47%. Também foram computados acréscimos nas taxas de variação de outras quatro classes de despesa: transportes (-0,62% para -0,24%); educação, leitura e recreação (0,32% para 0,34%); vestuário (-0,38% para -0,20%); e saúde e cuidados pessoais (0,38% para 0,39%).

O índice Nacional de Custo da Construção (INCC) recuou de 0,73% para 0,31%. “Isso se deve ao momento de ausíªncia de reajustes salariais”, afirma o economista. Ele ressalta, no entanto, a alta em preços de alguns produtos, como o aço e o cimento.

Seca sem influíªncia

A despeito da expectativa de intensificação na taxa mensal do IGP-M em setembro, Quadros afirma que a variação de 12 meses tende a diminuir em relação a igual perí­odo do ano passado. O IGP-M acumulado em 12 meses até setembro de 2012 foi de 8,07% e possivelmente será bem menor este ano. “O IGP-M deve ser bem menor do que o í­ndice de setembro do ano passado, quando o mercado de grãos estava sob o impacto da seca americana. Tivemos o í­ndice de 0,97%. í‰ muito pouco provável que tenha coisa parecida em 2013”, afirma Quadros. Em função disso, avalia, uma nova rodada de redução de IGP-M deve acontecer no acumulado de 12 meses.
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2013/08/30/internas_economia,442022/inflacao-do-aluguel-perde-folego-no-pais.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas