#índice global de preço dos alimentos cai 1% em junho, calcula FAO

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Segundo a FAO, o encarecimento das carnes foi compensado por quedas nas cotações do açúcar, dos produtos lácteos e dos cereais

 
ROMA – Os preços globais dos alimentos caí­ram 1% em junho na comparação com maio, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O encarecimento das carnes foi compensado por quedas nas cotações do açúcar, dos produtos lácteos e dos cereais, esclareceu a entidade nesta quinta-feira. O í­ndice de preço dos alimentos calculado pela FAO, que mede as variações mensais uma cesta de commodities alimentí­cias no mercado internacional, ficou em 211,3 pontos no míªs passado, dois pontos abaixo em relação a maio.

O indicador para produtos lácteos em junho recuou 4,3% frente ao míªs anterior. «A calma está retornando ao mercado após uma queda abrupta na produção (de leite) da Nova Zelí¢ndia, com as ofertas vindo de outros fornecedores, incluindo Europa e Estados Unidos. Consequentemente, os preços estão caindo», explicou a organização em um relatório.

O í­ndice do açúcar caiu 3% no último míªs, para 242,6 pontos. Foi o terceiro míªs consecutivo de queda nas cotações mundiais devido í  previsão de um grande excedente nos principais paí­ses produtores, especialmente no Brasil, maior produtor e exportador do mundo. «Isto é, apesar das fortes chuvas terem reduzido o ritmo da colheita no Centro-Sul, maior área produtora do Paí­s», disse a FAO.

O indicador dos cereais em junho tive baixa de 1% ante maio, para 236,5 pontos, com a expectativa de safras volumosas neste ano em várias partes do mundo, incluindo os Estados Unidos e a região do Mar Negro. «Os preços do trigo foram os que mais caí­ram por causa da pressão sazonal da colheita no Hemisfério Norte», informou a entidade.

Na contramão, o í­ndice das carnes aumentou 2% no míªs passado. Mas a FAO sinaliza que os preços estão começando a cair devido í  redução da demanda de importadores asiáticos, especialmente do Japão e da Coreia do Sul, onde a produção doméstica aumentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-internacional,indice-global-de-preco-dos-alimentos-cai-1-em-junho-calcula-fao,158337,0.htm

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas