#Incentivos rurais auxiliam produtores de Cardoso Moreira, no RJ

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Produtores da microbacia São Joaquim, estão vivendo uma nova fase. Com máquinas novas o trabalho desenvolvido ganha qualidade.

 

Incentivos do programa Rio Rural estão melhorando o trabalho de agricultores de Cardoso Moreira, no Norte Fluminense. Acostumado a diariamente encher uma carroça com cana forrageira e ir até a propriedade vizinha para picar o alimento do gado, o agricultor familiar Roberto Sérgio de Oliveira, de 47 anos sente-se agraciado pela sorte. Ele e mais 12 produtores da microbacia São Joaquim, estão vivendo uma nova fase de investimentos a partir dos incentivos da secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária.

 

Roberto Sérgio comprou uma motopicadeira, o que diminuiu seu trabalho e, consequentemente, aumentou a renda e a qualidade de vida. “Estou pra lá de satisfeito. Essa picadeira, pra mim, foi uma verdadeira loteria. Criar gado picando ração todos os dias no vizinho não era fácil. Ia e voltava, carregava e descarregava a carroça duas vezes para alimentar meus animais. Agora estou pertinho do curral”, revelou o agricultor.

 

A segunda leva de incentivos do Rio Rural está movimentando a localidade do Papamel e já dá sinais de melhoria na cadeia produtiva do leite. Depois de receberem incentivo coletivo para a aquisição e instalação de um tanque de resfriamento, há dois anos e meio, os produtores estão investindo em novas tecnologias relacionadas à pecuária leiteira e às práticas ambientais. Entre as novidades estão a compra de picadeiras de ração para os animais, a proteção de nascentes, a recuperação de áreas de recarga, o plantio de cana forrageira e o pastejo rotacionado.

 

O presidente da Associação de Produtores Rurais do Papamel, Ocimar Benvindo, que administra o tanque, avalia como muito positiva a chegada dos novos projetos. “Após a mudança na realidade na microbacia, provocada a partir da chegada do Rio Rural, os novos investimentos despertaram ainda mais interesse. Tem gente que não tinha nada e agora começou a se estruturar com vaca boa e pasto. Depois do tanque, conseguimos preços melhores e hoje estamos nos organizando para melhorar cada vez mais”, disse. Quando inaugurado, o tanque contava com 14 pecuaristas, que entregavam 500 litros de leite/dia. Atualmente, são 21 produtores com uma produção diária de 1.100 litros.

 

Técnico executor do Rio Rural e supervisor da Emater-Rio em Cardoso Moreira, Antônio Carlos Borges também comemora os resultados e a mudança de postura do grupo. “Depois que começaram as reuniões do Comitê Gestor da Microbacia, eles começaram a perceber que tudo seria possível se estivessem unidos. A partir daí, muitos mudaram a forma de pensar e de agir. Sinceramente, em toda a minha vida ligada ao campo, nunca acompanhei uma transformação como esta. Nunca vi um agricultor pequeno ter incentivo como agora. O processo de mudança é trabalhoso, mas é também gratificante”, finalizou o técnico agrícola.

 

http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2013/11/incentivos-rurais-auxiliam-produtores-de-cardoso-moreira-no-rj.html

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas