#Inauguração de laticí­nio em Filadélfia estrutura a região para o pós-seca

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Consumidores de queijos, manteiga e leite pasteurizado da região norte da Bahia contam, a partir de agora, com produtos seguros e saudáveis, graças í  inauguração do Laticí­nio Filadélfia, localizado no municí­pio de mesmo nome. A indústria funcionava há 13 anos na clandestinidade mas, a partir da fiscalização de caráter educativo, realizada pela Agíªncia de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada í  Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), o proprietário, Adriano Guedes, adequou o laticí­nio í s normas sanitárias, investindo cerca de R$ 1,5 milhão em reforma e equipamentos.

Segundo Adriano Guedes, sair da clandestinidade e obter o reconhecimento da qualidade dos produtos produzidos pelo laticí­nio é a realização de um grande sonho. “A Adab foi importante para nós, pois através da orientação que os técnicos nos passaram, fizemos um projeto, que foi aprovado, e realizamos registro no Serviço de Inspeção Estadual, e hoje podemos ampliar o negócio”, disse Adriano Guedes.

Anunciando que o governo do Estado vai lançar no míªs de março o Plano Estadual do Leite, o secretário Eduardo Salles disse que a iniciativa representa um ganho para a pecuária baiana, e é de grande importí¢ncia para os produtores da região. “Não podemos esquecer que perdemos 40% da safra de leite em 2012, por conta da seca. Todo estí­mulo para a pecuária é muito bem vindo e a Seagri estará sempre de portas abertas para colaborar com as diversas iniciativas”, destacou Salles.

O deputado federal Félix Mendonça, que também participou da inauguração, aproveitou o momento para anunciar que fará uma emenda parlamentar, com vistas a buscar recursos para a construção de um entreposto no municí­pio de Filadélfia. Segundo ele, o entreposto vai dar mais estruturação í s atividades agropecuárias da região.

O entreposto frigorí­fico é um dos 18 projetos estruturantes que fazem parte do portfólio criado pela Secretaria da Agricultura e entregue aos deputados estaduais, federais e senadores baianos, para que eles possam colocar emendas. “Os parlamentares estão sendo sensí­veis, e é muito bom o exemplo que está sendo dado pelo deputado Félix Mendonça, viabilizando um projeto destinado a estruturar a cadeia da carne na região”, disse Salles.

Educação

O diretor geral da Adab, Paulo Emí­lio, explicou “temos a responsabilidade de fiscalizar, mas nosso papel não é apenas o de multar, punir. A educação sanitária, a orientação e a conscientização são as melhores ferramentas para fazer com que os estabelecimentos sejam adequados í s normas legais”. De acordo com ele, “hoje é um momento muito feliz para nós. Acompanhamos e orientamos o proprietário para que ele saí­sse da clandestinidade e trouxesse para o mercado alimentos saudáveis. A Adab tem orgulho de trabalhar desta maneira”, pontuou.

Eduardo Salles destacou a ação da Adab, reconhecida no Brasil todo por sua competíªncia, e elogiou a equipe coordenada por Fábio Cedraz, gerente técnico da Adab em Juazeiro, responsável pelas ações desenvolvidas em Filadélfia. “A Adab tem o objetivo comum de ajudar, dentro da lei, a fazer com que os empreendimentos sejam viabilizados”, disse Salles.

O Laticí­nio Filadélfia está localizado estrategicamente para atender í  demanda da região. Com 450 metros quadrados de área construí­da, a indústria tem potencial de recebimento de 50 mil litros de leite/dia, para processar manteiga e queijo, suprindo uma demanda de produtos inspecionados local e municí­pios adjacentes.

O surgimento das novas indústrias lácteas na região foi incentivado através de ação conjunta, iniciada no segundo semestre de 2010, entre a Seagri/Adab e Ministério Público, na busca incessante da inclusão social de famí­lias que trabalhavam í  margem da ilegalidade e em ambiente insalubre. O empreendimento irá beneficiar o municí­pio de Filadélfia e adjacíªncias, gerando 30 empregos diretos e mais de 150 indiretos, integrando 350 famí­lias, aquecendo a economia local e favorecendo os produtores de leite, principalmente os da agricultura familiar.

Também participaram da inauguração do laticí­nio o deputado estadual Roberto Carlos, o prefeito de Filadélfia, Barbosa Júnior; a vice-prefeita do municí­pio, Nice Mota; o prefeito de Ponto Novo, Adelson Maia, o coordenador da Adab em Filadélfia, Adilson Pinheiro de Andrade; o superintendente de irrigação da Seagri, Marcelo Nunes; o coordenador regional da Adab em Juazeiro, Carlos Kleber; o gerente técnico da Adab em Juazeiro, Fábio Cedraz Oliveira, o presidente da Cí¢mara de vereadores de Filadélfia, Sinval Moreira,além de vereadores de Juazeiro.

Fonte: Jornal Grande Bahia

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas