Importância da cadeia #leiteira é destaque na abertura da #Megaleite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Aberta oficialmente ontem (15), a Megaleite 2014 reúne até o dia 20 de julho as principais raças leiteiras do Brasil, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A solenidade de abertura contou com a participação de mais de 200 pessoas, dentre elas autoridades políticas, criadores, representantes de empresas e entidades do setor.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Ma, destacou em seu discurso a importância da cadeia leiteira para o desenvolvimento do país. A atividade está presente na maioria das cidades brasileiras, sendo a principal fonte de renda de muitas famílias, e emprega um grande número de trabalhadores rurais. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, André Merlo, disse que é preciso equilibrar a cadeia para que todos possam ter renda e ressaltou a importância do agronegócio para o PIB brasileiro. Já o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, cobrou ajustes na legislação brasileira para possibilitar maior crescimento do agronegócio.

Durante a solenidade, houve o desfile dos animais das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Sindi e Indubrasil que estão participando das competições da Megaleite 2014. Logo em seguida, foi feita a entrega da homenagem “Jubileu de Prata” aos ex-presidentes da Girolando, às entidades, empresas, criadores e colaboradores que contribuíram para os 25 anos de fundação da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Outra homenagem entregue foi o “Mérito Girolando”. Os agraciados, por categoria, foram: Criador – Pedro Ananias de Aguiar e Luiz Evandro Aguiar (in memoriam); Produtor de Leite – José Renato Chiari; Jovem Criador – Leonardo Xavier e Minoro Hélio Maurício Yamamoto Júnior (in memoriam); Mulher – Mila de Carvalho Laurindo e Campos; Personalidade do Ano – ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller; Liderança Política – senadora Kátia Abreu.

Fórum de Debates. O Fórum de Debates encerrou as atividades da abertura da Megaleite 2014. Lideranças do setor discorreram sobre o tema: “Perspectivas da Cadeia Produtiva do Leite no Brasil e no Mundo”. Os debatedores foram o deputado federal Junji Abe (presidente da Subcomissão do Leite da Câmara dos Deputados), que presidiu a mesa de debates, Cenyldes Moura Vieira (presidente da Calu), Vicente Nogueira (presidente da Comissão de Leite da OCB), Rodrigo Sant’Anna Alvin (presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do Mapa), Paulo do Carmo Martins (chefe-geral da Embrapa Gado de Leite), Ronan Salgueiro (diretor da Girolando), Marcel Scalon Cerchi (empresário do Laticínios Scala).

http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,cidade,96973

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas