#Idaron investe em formação de agentes sanitários

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A exposição foi feita a convite da Secretaria Municipal de Saúde para 95 agentes de saúde.

A Agíªncia de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondí´nia (Idaron) de Ouro Preto do Oeste realizou na última semana palestras sobre varí­ola bovina e sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos. A exposição foi feita a convite da Secretaria Municipal de Saúde para 95 agentes de saúde.

Na palestra sobre a varí­ola bovina foi explicado que ela é uma doença infecto-contagiosa, caracterizada por lesões cutí¢neas em vacas latentes, em bezerros e no homem. A varí­ola humana já foi erradicada, mas está presente em bovinos de alguns estados brasileiros. O principal problema causado pela enfermidade é para a cadeia produtiva de leite.
Sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos foi explicado que o produtor deve consultar um engenheiro agrí´nomo para que o profissional recomende, através de receita agrí´noma, qual o melhor produto fitossanitário para ser adquirido, qual a dosagem a ser utilizada e qual o perí­odo de caríªncia do produto (intervalo de dias que deve ser respeitado entre a aplicação do agrotóxico e a realização da colheita.

Também foi explicado que no momento da manipulação de agrotóxicos devem ser adotadas medidas que minimizam os riscos de intoxicação, como usar equipamento de proteção individual (EPI), não transportar agrotóxicos em veí­culo fechado ou próximo a alimentos, armazenar em local adequado, fora do acesso de crianças e animais, não reutilizar as embalagens vazias, não descartá-las no meio ambiente e devolvíª-las nos postos de recebimento.

Texto: Amabile Casarin – Assessoria Idaron
http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/idaron-investe-em-formacao-de-agentes-sanitarios,49400.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas