Governo de Alagoas articula reabertura da Camila

Renan Filho conduziu reunião nesta sexta-feira para trazer solução ao resgate da fábrica
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O governo de Alagoas tem empenhado um papel fundamental, de articulação, para a reabertura da Camila – unidade de beneficiamento do leite – no Sertão. O governador Renan Filho conduziu, nesta sexta-feira (24), mais um debate parar trazer solução ao resgate da fábrica.

Para o chefe do Executivo, a reabertura da unidade resolveria um problema que hoje afeta todo o Sertão e principalmente a Bacia Leiteira. “A cadeia produtiva do leite precisa da finalização, da industrialização do produto. Com a produção do leite em pó, longa vida, queijo mecanizado cria-se um mix que permite o faturamento elevado o ano inteiro”, explicou Renan Filho.

Atualmente, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) reúne mais de 4.500 produtores. Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas, tratou sobre o momento. “É importante o envolvimento do Governo e da bancada federal para que possamos financiar a reestruturação da indústria aos tempos atuais. É um passo importante para a região, para o setor, que passa por uma crise. Esse encontro viabiliza o resgate de um patrimônio”, avaliou.

O deputado federal Givaldo Carimbão revelou a necessidade da modernização atender aos padrões do Serviço de Inspeção Federal (SIF). “Somente adaptada ao SIF, a cooperativa poderá vender seus produtos para a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento], por exemplo”, pontuou o parlamentar.

Uma nova visão sobre a ampliação do mercado foi apresentada pelo presidente da CPLA, Aldemar Monteiro. “Esse é um projeto estruturante, de economia solidária. A nossa ideia não é depender dos programas sociais, estes são um start. Precisamos andar com as nossas próprias pernas. Esse é o objetivo da cooperativa”, declarou.

Da parte do governo do Estado, Renan Filho assegurou que a compra do produto à CPLA para o Programa do Leite será mantida. Na última quarta-feira (22), o conselho gestor do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) autorizou a liberação de R$ 6,4 milhões para a iniciativa, que viabiliza a distribuição de leite para 80 mil famílias alagoanas.

Foto: Assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas