#Gisele Loeblein: Votação de projetos sobre leite pode ser adiada novamente

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Jogo político pode impedir apreciação das propostas que criam Prodeleite e Fundoleite

 

 

Um intrincado jogo político permeia agora as negociações para a votação dos projetos para o leite. Aptas para a votação na seção desta terça-feira da Assembleia, as duas propostas que criam o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Rio Grande do Sul (Prodeleite) e o fundo estadual do leite (Fundoleite) precisam superar antes outros assuntos, como o Banrisul e a EGR, que nas últimas semanas têm derrubado o quórum necessário para a apreciação.

 

— Esses projetos só têm chance de ir à votação se houver acordo para que sejam apreciados antes do projeto do Banrisul — afirma o deputado Frederico Antunes (PP).

 

A partir da sugestão de entidades, Antunes também deve apresentar emendas ao texto do Fundoleite com relação à composição do conselho deliberativo e com relação à contribuição financeira a ser feita. Para a Federação da Agricultura do Estado (Farsul), são justamente esses dois pontos que ainda exigem discussão.

 

— Continuamos negociando com o governo e com os próprios parlamentares para não cometermos o erro de aprovar um projeto que onere a produção — afirma Jorge Rodrigues, presidente da Comissão de Leite da Farsul e vice-presidente do Conseleite.

 

Na contrapartida, entidades que apoiam o projeto, como a Ocergs e a Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil), tem se mobilizado para tentar sensibilizar os deputados a garantir a presença mínima exigida para a votação. A exemplo do que ocorreu na última semana, as galerias do plenário prometem ficar ocupadas. Até mesmo e-mails e redes sociais estão sendo utilizados para fazer um «chamamento», inclusive de consumidores.

 

Sobre a possibilidade de negociar a ordem de votação, o deputado Valdeci Oliveira, líder do governo na Assembleia, afirma:

 

— Vamos avaliar isso até o momento da reunião do colégio de líderes.

 

ZERO HORA

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas