Gisele Loeblein: referências no #leite colocadas em xeque

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Marcas de cooperativas eram citadas como confiáveis. É sobre esse conceito de porto seguro que descobertas recentes têm efeito.

O leite produzido no Estado voltou às manchetes, por conta de problemas detectados no caminho antes de chegar à indústria. Do ponto de vista do consumidor, o impacto neste momento é da falta de referência.

Desde que o Ministério Público Estadual (MPE) iniciou as ações da Leite Compen$ado, no ano passado, as cooperativas viraram sinônimo de confiança por não estarem incluídas nas fraudes apuradas. Com um controle maior do processo e tendo os produtores como «donos» do negócio, passaram ao largo do problema.

Informalmente, as marcas das 11 unidades de cooperativas que processam 6,3 milhões de litros de leite por dia no Estado – 63% do total – eram citadas como confiáveis. É sobre esse conceito de porto seguro que as descobertas recentes têm efeito.

Do ponto de vista técnico, existe diferença entre as ações do MPE, que verificaram fraudes sistemáticas e continuadas, confirmadas por testes laboratoriais e escutas telefônicas, e o problema apontado nos postos de refrigeração da Piá e da Santa Clara. Do ponto de vista do consumidor, vira uma coisa só.

– Há um impacto negativo forte, comercialmente falando, na imagem do produto – avalia Jorge Rodrigues, presidente da Comissão do Leite da Federação da Agricultura do Estado (Farsul).

O caminho para resgatar a confiança passa, necessariamente, pela transparência das informações. As cooperativas afirmam que exames realizados não apontaram nenhum problema.

– É um caso único e isolado. Resta às cooperativas esclarecer e mostrar o que houve – afirma Vergilio Perius, presidente do sistema Ocergs/Sescoop.

 

Fonte ZH

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas