# GAíšCHOS ESTíƒO PAGANDO MAIS CARO PELO LEITE

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Criadores procuraram alternativas que refletiram na produção leiteira. Segundo supermercados, produto está entre 5% e 8% mais caro.

Os gaúchos estão pagando mais caro pelo leite. A alta no preço é consequíªncia do clima, que diminuiu a oferta do produto. Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul passou da seca ao excesso de chuva. Este descompasso provocou perdas na produção de grãos, como mostra a reportagem do RBS Notí­cias (veja o ví­deo).

Com a escassez de matéria-prima, o preço da ração subiu. Em uma propriedade em Passo Fundo, no Norte do estado, o custo para alimentar 110 vacas aumentou 50%.

«Subiu a ração. Aí­ os produtores estão diminuindo a ração para alimentar as vacas. Consequentemente diminui a produção de leite», disse a produtora rural Valeriano Ughini.

Segundo a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, a alternativa dos criadores para reduzir os prejuí­zos refletiu na produção leiteira de todo o estado.

«Pelo menos estes dois meses deve persistir esta baixa. Poderemos chegar aí­ em torno de 10% de redução da produção estimada», disse o presidente da Comissão do Leite da Farsul.

O consumidor já sente a diferença no café da manhã. Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados, nesta semana o produto está entre 5% e 8% mais caro.

«Se o preço fica muito alto, como fica o nosso leite da manhã? Vamos ter que partir pro café preto?», questiona o aposentado José Marques.

Fonte: G1

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas