#França apresentará seu primeiro «Fair Milk» em julho

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O dia primeiro de julho foi escolhido para apresentar o primeiro «Fair Milk» ou «Leite Justo» na França. Trata-se de uma iniciativa do setor lácteo francíªs APLI e da Asociación France Latí­ Equitable, que copiou o modelo ao European Marketing Board (promotora da ideia). Esse leite é considerado justo, porque se pagará ao produtor mais de 40 centavos de euros (50,13 centavos de dólar) por litro, segundo a APLI.

A marca com a qual o produto será comecializado é «Faire France» e será a cooperativa de comercialização Farircoop France (filial de uma cooperativa belga) a encarregada da comercialização. Essa cooperativa não comprará diretamente dos produtores, que seguirão entregando a seu comprador habitual, já que sua missão é comprar e vender leite já embalado. Os produtores podem comprar participações nessa cooperativa e receber retornos cooperativos até o final do ano, como se se tratasse de uma atividade complementar.

As previsões de comercialização são de 10 milhões de litros no primeiro ano, 16 milhões de litros no segundo e 22 milhões de litros no terceiro ano. Esperam poder comercializar as primeiras embalagens até o final do ano.

O «Leite Justo» já pode ser encontrado em 5 paí­ses da União Europeia (UE): Austrália, Alemanha, Bélgica Luxemburgo e Holanda.

A reportagem é do Agrodigital

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas