O fortalecimento da pecuária de leite e a atração de importantes indústrias lácteas para o estado, como a Nestlé e BR Foods, graças a política de incentivo fiscal do governo do estado, foram destacados pelo secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, ontem (03), durante a abertura do I Fórum Socioeconí´mico do Município de Tríªs Rios, no Teatro Celso Peçanha.
Acompanhado do prefeito Vinícius Farah e do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, entre outras autoridades, Mofati falou sobre as ações da secretaria, através de programas como o Rio Genética, que busca o melhoramento do rebanho leiteiro e aumento da produtividade e produção.
– Estamos estabelecendo com a Nestlé e o Banco do Brasil uma parceria para implementar projeto de apoio ao produtor. Essa é uma cadeia produtiva importante que gera muitos empregos e está se soerguendo. Quando o governo do estado concedeu os benefícios ao segmento, que na época produzia 500 milhões de litros, foi firmado um pacto para alcançarmos uma produção de um bilhão até 2015. Já atingimos 600 milhões, o que representa um crescimento vertiginoso – afirmou.
O prefeito Vinícius Farah lembrou que até a década de 70 a pecuária era a principal força econí´mica do município
– Aqui existia um grande movimento da bacia leiteira e nossa cidade se destacava pela força da sua produção de leite. Por toda a nossa história, a chegada da Nestlé representa muito para nós. Nossa autoestima é resgatada com a recuperação do setor – acrescentou.
Na ocasião, o secretário de Agricultura salientou que as medidas fiscais adotadas no estado também contemplaram a pecuária de carne, outro segmento importante para a região, sob o ponto de vista econí´mico. Segundo ele, a isenção de ICMS permite aos estabelecimentos melhorar e ampliar suas instalações, fortalecendo a cadeia.
Alberto Mofati também informou sobre a implantação do projeto de seringueiras, em Tríªs Rios, para a produção de borracha natural. Este míªs será implantado no município um jardim clonal que produzirá matrizes da planta para toda a região, já os viveiros serão instalados no segundo semestre.
– A perspectiva é que sejam plantados cinco mil hectares de seringueiras, sendo dois mil em Tríªs Rios. Essa é uma atividade que tem toda a ambiíªncia de sustentabilidade, produção de madeira, sequestro de carbono, recuperação de áreas degradadas, enfim, tem uma contextualização muito próxima do que discutimos na Rio +20 – finalizou.
Promovido pela prefeitura e pelo Jornal O Dia, o fórum teve como objetivo debater alguns dos principais aspectos para o Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e as Oportunidades Profissionais para o Mercado em Franca Expansão de Tríªs Rios.
Fonte: Governo do Rio de Janeiro