Fonterra estende opção de garantia de preço do #leite a seus acionistas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A Fonterra estendeu sua opção de preço garantido do leite (guaranteed milk price – GMP) para seus acionistas em 2014-15 após o sucesso do piloto nessa estação. Serão oferecidos 60 milhões de quilos de sólidos do leite em dois lotes. Os pedidos para o fornecimento de 40 milhões de quilos de sólidos do leite em um 12 meses de GMP abrirão em junho. Em dezembro, os pedidos serão abertos para fornecer 20 milhões de quilos de sólidos do leite com seis meses de GMP oferecidos sobre a produção a partir de 1 de dezembro.

 

A cooperativa planeja fornecer mais detalhes no próximo mês, incluindo o processo para determinar o preço GMP e a alocação dos volumes aos produtores que fizerem a solicitação.

 

Cerca de 328 produtores se inscreveram para o GMP nessa estação e forneceram 15 milhões de quilos de sólidos do leite a NZ$ 7 (US$ 6,07) por quilo de sólidos do leite – equivalente a NZ$ 0,58 (US$ 0,50) por quilo de leite. Esse preço foi baseado na previsão de abertura da estação. O piloto atraiu um nível tal alto de suporte que os pedidos foram recebidos para fornecer 37 milhões de quilos de sólidos do leite. Os participantes tiveram que ser retidos para 40% de sua solicitação original.

 

O retorno dos produtores do piloto mostrou que o GMP foi visto como uma ferramenta útil pelos produtores para gerenciar a volatilidade de preços e garantir a certeza de rendimento, disse o diretor financeiro da Fonterra, Lukas Paravicini. Ter uma oportunidade de solicitar o GMP em dezembro significa que os produtores podem seguir a tendência de preços do leite para a primeira metade do ano financeiro antes de decidir se bloqueiam o preço para parte de sua produção na segunda metade, disse ele.

 

“O GMP tem dado uma certeza sobre a proporção de sua renda para essa estação. Ter a certeza significa que eles são capazes de confidencialmente tomar decisões sobre serviços de dívidas ou fazer investimentos de capital na fazenda, especialmente quando os preços estão voláteis e essa certeza vem independentemente do preço final do leite”.

 

Paravicini disse que essa é uma ferramenta útil de controle de risco para os produtores que querem aproveitar isso. Alguns podem querer usar isso todo ano, outros quando querem uma certeza financeira para fazer importantes projetos ou negociar dívidas.

 

Fonte: www.stuff.co.nz, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint Brasil

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas