A cooperativa neozelandesa Fonterra disse a compra da New Zealand Dairies, em South Canterbury ( leia matéria relacionada ), terá um pequeno impacto na competição de mercado, porque a maioria dos produtores de leite da Ilha do Sul tem outras opções de laticínios para fornecerem seu leite.
Em um requerimento junto í Comissão de Comércio, a Fonterra, que é a maior companhia de lácteos da Nova Zelí¢ndia , disse que a aquisição aumentaria sua participação na captação de leite cru e nos mercados de processamento em menos de 2%.
A Fonterra controla pouco menos de 90% da oferta de leite cru da Nova Zelí¢ndia. A empresa tem um acordo de comprar os bens de processamento da New Zealand Dairies e está esperando a decisão da Comissão de Competição para poder operar a planta e comprar leite de seus produtores contratados.
Como captador dominante de leite cru, a Fonterra determina o preço do leite na Nova Zelí¢ndia ao produtor, no atacado e, em maior extensão, no varejo.
A planta de Studholme ofereceu í Fonterra uma oportunidade imediata para desenvolver e expandir seu negócio de alimentos especializados e para bebíªs, especialmente para o crescente mercado da ísia, disse a companhia.
A New Zealand Dairies pertencia í companhia russa Nutritek, que declarou falíªncia em março. A companhia foi fundada há seis anos para fabricar leite em pó integral em 55 hectares em Studholme.
A reportagem é do www.stuff.co.nz