Fiscalização faz buscas contra venda de #leite in natura em Andradina

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Os órgãos de fiscalização do Governo de Andradina estão intensificando fiscalização da venda de leite in natura na cidade. A ação visa coibir a comercialização do produto não inspecionado.

 

Segundo o veterinário Aziz Abdelnour, do Centro de Controle de Zoonozes de Andradina, a venda do produto ainda vem acontecendo apesar da população já conhecer os riscos.

 

“O consumo do leite cru pode causar algumas doenças como tuberculose, hepatite, leptospirose e até toxoplasmose, temos que acabar com essa cultura que parece inofensiva mais a verdade é que pessoas estão correndo risco de vida”, alerta Aziz.

 

Além dos riscos naturais, os recipientes utilizados no transporte, geralmente garrafas pet, não são higienizados o que aumenta o risco de contaminação. A maioria do material é reciclado pelos próprios leiteiros que não possuem recursos para promover a higienização e nem sabem se o material não foi utilizado anteriormente para armazenar outras substâncias nocivas a saúde humana.

 

Já o leite pasteurizado passa por processos térmicos e analise em laboratório e não oferece risco de contaminação ou adulteração.

 

“A qualidade do leite produzido e pasteurizado pela Associação de Leiteiros de Andradina é excelente. Ele é um leite 100% do qual nada é retirado. Trocar esse leite por um que não teve nenhum tratamento é um crime à saúde pública”, afirma o veterinário.

 

De acordo com o secretário da Agricultura e Abastecimento do Governo de Andradina, Nino Spegiorin, o trabalho de conscientização é realizado diariamente pelo contato direto com as famílias produtoras e o controle acontece em parceria com a Secretaria de Saúde e o Setor de Fiscalização.

 

A multa para os leiteiros que forem pegos distribuindo leite cru varia de 10 a 30 UFM (Unidade Fiscal do Município), ou seja, de R$ 201,10 a R$ 603,30, conforme estabelece o Código de Postura de Município. Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização, Rodolpho Shinkado, a multa dobra em caso de reincidência.

 

 

Por: Gazeta da Região Sidy Silva

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas