# Fiscais agropecuários dizem que encerrarão greve

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

SíƒO PAULO (Reuters) – Os fiscais agropecuários vão retornar imediatamente ao trabalho, encerrando greve iniciada na segunda-feira, diante da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou o fim da paralisação, disse nesta sexta-feira (10) o sindicato da categoria.

A decisão de retomar as atividades foi relatada í  Reuters pela assessoria de imprensa do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários.

Mas o sindicato informou ainda, em comunicado no seu site, que tentará reverter a decisão do STJ.

A paralisação vinha gerando preocupação entre os exportadores brasileiros de produtos agrí­colas como soja e carnes, conforme informações da Advocacia Geral da União, responsável pelo pedido í  corte.

O retorno ao trabalho foi determinado pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, em decisão expedida na quinta-feira.

O magistrado avaliou que «a greve dos fiscais agropecuários atinge diretamente a sociedade, a indústria de alimentos e a economia nacional, interferindo nas exportações e importações de produtos de origem animal e vegetal», conforme decisão recebida pelo sindicato dos servidores e publicada no site da entidade.

Ao longo da semana, indústrias de carne e exportadores de soja disseram que a paralisação iniciada na segunda-feira colocava em risco o funcionamento de frigorí­ficos e o embarque de grãos.

Os fiscais agropecuários são responsáveis por autorizar o abate de animais e o transporte de produtos de origem agrí­cola. Sem a documentação expedida pelos servidores, é inviável o deslocamento de cargas entre indústrias, armazéns, centros de distribuição e portos, gerando acúmulo de cargas.

O impacto da paralisação de cinco dias nos portos chegou a ser sentido nos portos.

As agíªncia marí­timas que operam em Paranaguá, por exemplo, avaliaram que houve atrasos na movimentação de navios.

«O porto não está parado, mas com certeza nas retroáreas está havendo problemas», disse o presidente do Sindicato das Agíªncias de Navegação Marí­tima do Paraná, Argyris Economou.

«Existe uma certa demora», completou.

A Justiça determinou multa diária de 100 mil reais, a ser paga pelo sindicato dos fiscais, caso a ordem seja descumprida.

O sindicato afirmou, através de comunicado aos seus associados, que está «adotando as providíªncias jurí­dicas» para reverter a decisão do STJ.
Fonte: Reuters

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas