Fiea e Sileal destacam decreto que desonera ICMS do leite

Presidente da Fiea manifestou agradecimento do setor produtivo alagoano ao governador Renan Filho
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, manifestou, nesta quarta-feira (3), o agradecimento do setor produtivo alagoano ao governador Renan Filho, pela publicação do decreto que desonera o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) de toda a cadeia de produtos lácteos. A medida vai beneficiar a indústria alagoana de leite, que ganha competitividade no mercado local e regional.

“Esse é um antigo pleito dos produtores alagoanos” – afirmou Lyra, que havia encaminhado ao governador essa reivindicação do Sindicato dos Produtores de Laticínios de Alagoas (Sileal). “Nossos produtos ficarão mais atrativos na concorrência com outros Estados” – disse o presidente dessa entidade, empresário Arthur Vasconcelos.

Segundo ele, o Decreto nº 40.745, que altera a regulamentação do ICMS para a indústria do leite e seus derivados, representa um marco na cadeia produtiva desse alimento. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira, 1º. Com ele, os produtos alagoanos passam a ter preço melhor.

“Voltaremos a produzir mussarela, produto que até agora ficava muito caro colocar no mercado. Com o decreto, haverá uma barreira de entrada em Alagoas, e isso beneficia diretamente as mais de 50 empresas locais, principalmente as pequenas fábricas, e os mais de mil produtores de leite” – argumentou o presidente do Sileal.

Segundo o governo, os produtores locais com circulação interna terão desoneração do ICMS, enquanto os produtos vindos de outros Estados passarão ao regime de substituição tributária.

O decreto inclui como produtos a serem desonerados o leite pasteurizado e leite UHT, iogurte, bebida láctea, coalhada, leite fermentado, achocolatado, bebidas lácteas, manteiga comum e de garrafa, queijos ricota, cremoso, mussarela, prato, coalho e queijo manteiga, além do doce de leite.

http://www.tribunahoje.com/noticia/143976/cidades/2015/06/03/fiea-e-sileal-destacam-decreto-que-desonera-icms-do-leite.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas