#Fetag-RS quer evitar exclusão de produtores de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Comissão Estadual do Leite da Fetag esteve reunida hoje (13) para fazer um levantamento com mais de 15 itens que devem ser implementados por produtores no setor leiteiro, para evitar uma exclusão em massa na atividade, nos próximos anos, em decorríªncia da conjuntura mundial em termos de mercado. O presidente da Fetag, Elton Weber, quer apoio financeiro, assistíªncia técnica, formas de produção e outros mecanismos do governo e das indústrias. Vários fatores levaram ao diagnóstico, desafiando a Federação a pontuar ações que deverão ser executadas, inclusive a questão da sucessão rural. Na semana passada, recorda o dirigente, o tema foi alvo de debates na Conferíªncia Nacional do Leite, em Brasí­lia.

Weber compara com outros paí­ses que já passaram por esse processo. No entanto, não acredita na necessidade de repetir o que os outros fizeram. «Vamos trabalhar para que o Brasil alavanque sua produção com qualidade, sanidade e exporte o produto sem eliminar produtores», justifica.

Um dos principais temas levantados na reunião, conta Weber, foi a questão da assistíªncia técnica junto ao produtor. «Muitas vezes, o vendedor de equipamentos está mais presente na propriedade do que a assistíªncia técnica. Além disso, que as linhas de financiamento sejam voltadas, não apenas para aquisição de equipamentos, mas, principalmente, para correção de solo, gestão da propriedade, capacitação e manejo. Não estamos dizendo que não precisa investir em equipamentos, porém só neles não vai trazer qualidade», garante. O próximo passo será repassar o documento a entidades, empresas e instituições para que se faça uma concentração forte para evitar a exclusão de produtores.

Fetag

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas