# Falta de alimento para o gado causa prejuí­zos para a bacia leiteira de PE

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Seca causou queda de 50% na oferta de leite da região. Laticí­nios reduziram o trabalho por não ter o que processar.

O tempo quente e seco causa problemas a produtores de leite do agreste de Pernambuco. Os pecuaristas de Bom Conselho sofrem com os efeitos da estiagem. Os laticí­nios reduziram o trabalho por não ter o que processar.

Sem leite, as empresas de beneficiamento encontram dificuldade para manter a produção. Uma indústria de derivados trabalhava com 120 mil litros de leite por dia. O produto usado no lugar era fornecido por produtores da região. Mas a seca causou queda de 50% na oferta local, o que forçou o empresário a comprar leite em pó do Sul do paí­s. O leite em pó é usado para fazer bebidas fermentadas, como o iogurte; mas não serve para produzir todos os derivados.

Outro problema causado pela falta do leite é o desemprego. “A gente trabalhava com cerca de 12 a 15 pessoas. Hoje, estou com seis. Mesmo assim, tem pessoas que trabalham tríªs dias”, diz Alí­pio Soares, dono do laticí­nio.
Fonte: Globo Rural

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas