#Evento nacional premia projetos de inovação de Chapecó e Florianópolis

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Invenção de queijo petit suisse í  base do soro do leite foi premiado em 2°.Em terceiro lugar, ficou um aparelho para análise da qualidade da água.

Dois projetos catarinenses foram premiados na manhã deste sábado (17) com os segundo e terceiro lugares na categoria produto na Mostra Inova Senai 2012. As inovações foram um queijo petit suisse í  base do soro do leite, desenvolvido em Chapecó, no Oeste, e um aparelho portátil, chamado espectrofotí´metro, para análise da qualidade da água, de Florianópolis.

O uso do soro do leite para a produção do queijo petit suisse elimina um problema ambiental da indústria do setor, transformando o que seria um rejeito em matéria-prima, enriquecida, para outro produto. Na situação atual, o soro do leite, rico em proteí­nas, é descartado por muitas indústrias, que antes precisam dissolver as proteí­nas, operação que demanda 4,5 litros de água para cada litro de soro.

A proposta desenvolvida em Chapecó elimina esse desperdí­cio de água, pois reaproveita as proteí­nas na fabricação do queijo petit suisse. O uso dessas proteí­nas também reduz o custo de fabricação do produto final em cerca de 40%. «O príªmio é uma realização pessoal, porque trabalhamos horas e horas, dia e noite, nesse projeto», disse a estudante Joana Baldissera, da equipe que desenvolveu o produto. O grupo, de alunos e professores, foi composto ainda por Andréia Faion, Debora França e Fernanda Andolfato.

No caso do espectrofotí´metro, os benefí­cios são a agilidade e maior eficiíªncia na realização de análises da qualidade da água e indentificação de substí¢ncias nela presentes. Os espectrofotí´metros permitem diagnosticar a presença de substí¢ncias a partir da emissão das luzes, do infravermelho ao ultravioleta. Contudo, são em geral equipamentos caros e de grande porte, o que exige a coleta e movimentação das amostras a serem analisadas.

A versão portátil criada em Florianópolis permite o transporte do equipamento para a realização da análise da água no ponto de coleta, proporcionando a leitura imediata do resultado. Além disso, o produto final oferece mais precisão que a média dos equipamentos existentes no mercado. «O Inova foi uma vitrine, pois permitiu o contato com investidores e outros desenvolvedores. Foi fantástico», afirmou Thiago Leandro Oliveira, pesquisador da instituição e que participou do projeto juntamente com Roberto Fullgraf e Davi de Souza Campos.
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/11/evento-nacional-premia-projetos-de-inovacao-de-chapeco-e-florianopolis.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas