Estresse Térmico: abordagem preventiva!

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

“Nos meses mais quentes do ano, com maiores efeitos de estresse térmico em vacas de leite, a falha na detecção de cio chega a 80%, pois o calor reduz a duração do cio e o número de montas”.

Principalmente pelas perdas na produção e qualidade de leite, desempenho reprodutivo e saúde dos animais, o Estresse Térmico pode trazer inúmeros prejuízos para a indústria leiteira de um país de clima tropical como o Brasil. O estresse reduz a ingestão de alimentos e acarreta queda na produção leiteira e demais indicadores técnicos. Aliado à temperatura ambiente, a alta umidade relativa do ar compromete a capacidade dos animais em dissipar calor para o ambiente, influenciando diretamente na produtividade.

O aumento da ingestão de matéria seca (MS) está associado à evolução da produção de leite, porém aumenta o calor metabólico na produção e prejudica o balanço térmico em períodos de estresse térmico. Esses fatores, somados a radiação solar provocam hipertermia e estresse térmico, caracterizado por combinações de condições ambientais que deixem a temperatura ambiente maior que a zona térmica natural do animal.

Nos meses mais quentes do ano, os efeitos de estresse térmico em vacas de leite faz com que aumente o índice de falha na detecção de estro (cio), chegando a 75-80%, pois o calor reduz a duração do estro e as manifestações do lote (montas). As taxas de concepção podem cair para 10% ou menos.

Minimizar os efeitos do estresse térmico torna-se essencial para a boa produtividade. Assim, a sombra de árvores, instalação de sombrites, uso de aspersores ou nebulizadores, ventiladores, ajustes na dieta e no fornecimento do alimento podem ser utilizados para reduzir os efeitos.

A Homeopatia é uma terapêutica capaz de auxiliar neste problema sem deixar resíduos no leite, tendo como mecanismo de ação principal a redução da resposta do organismo ao estresse, proporcionando melhora no bem estar, e consequentemente a diminuição dos efeitos provocados pelo estresse térmico.

Ausência de resíduos, resposta ótima ao estresse, melhor sanidade da glândula mamária e incremento de produção são alguns dos muitos resultados apresentados pelos medicamentos homeopáticos.

DICA DE MANEJO:

Estratégias como sombras naturais e/ou artificiais, ventiladores, nebulizadores e aspersores ajudam a minimizar as temperaturas;

Assegure-se de que a área de cocho é suficiente para todos os animais do lote e observe rigorosamente as doses indicadas do medicamento homeopático;

Garanta sempre a qualidade e quantidade da água e dos alimentos fornecidos, visando obter a melhor resposta do organismo;

Consulte sempre o Médico Veterinário responsável ou o Departamento Técnico da Real H

Denise Zamboni Telles é médica-veterinária e promotora técnica da Linha Saúde na Real H Nutrição e Saúde Animal.

 

Fonte: Onortao

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas