#Estoque de leite especial está baixo, e mães temem prejuí­zos í s crianças

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Mães de crianças que precisam do leite especial Neocate – indicado para pacientes com alergia í  proteí­na contida no leite da vaca ou em tratamento de combate í  desnutrição – receberam a informação de que o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) não possui estoque suficiente do alimento. O motivo seria a falta de pagamento do Estado í  Expressa Distribuidora de Medicamentos LTDA.

Alimento indicado para crianças de mais de 1 ano teria acabado, e estas estariam recebendo fórmula indicada para bebíªs até 1 ano Foto: Liana Sampaio (29/07/2011)

A Associação das Crianças Alérgicas do Ceará revela que o problema vem se arrastando desde o ano passado, quando o fornecedor tentou negociar a dí­vida, mas não obteve íªxito.

Segundo Aline Saraiva, integrante do grupo Alergias e Intolerí¢ncias Alimentares (AIA), a situação é grave e pode levar risco í  saúde das crianças.

No Hias, mães foram informadas que o leite Neocate Advance, ideal para crianças a partir de 1 ano, acabou, e estariam recebendo uma fórmula prescrita para bebíªs até 1 ano.

A presidente da Associação dos Portadores de Alergia Alimentar do Ceará (Apaace), Daniara Pessoa, conta que as mães ainda não deixaram de receber o alimento. «Aconteceu de receberem o leite trocado, mas os estoques do leite para as crianças de 1 ano não duram até próxima semana», destaca.

A autí´noma Thiciana Bezerra, 30 anos, mãe de Josué, de 2 anos, está aflita com a situação. O menino, que está muito abaixo do peso ideal, faz tratamento regular com o leite Neocate Advance, mas recebeu a outra fórmula. «Não sei se o ganho calórico vai dar o mesmo resultado», afirma. Cada lata do alimento custa, em média, R$ 148,00.

A assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nega que esteja faltando leite. Segundo o órgão, o estoque está baixo, mas deve ser reforçado hoje. Sobre a dí­vida, a assessoria afirmou apenas que o importante é atender os pacientes, e que isso vai acontecer.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1243446

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas