#Estado recebe proposta da Embrapa para aumentar produtividade do leite e do café

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, recebeu em nome do governador Confúcio Moura, a proposta de aumento de competitividade e sustentabilidade da agricultura familiar rondoniense café e leite. O documento foi entregue pelo chefe geral da Embrapa Rondí´nia, Cesar Teixeira e Samuel Oliveira, chefe de Transferíªncia de Tecnologia da instituição no Estado.
Segundo o documento, Rondí´nia é o segundo produtor de café conilon do paí­s, produzindo cerca de um milhão de sacas por ano. í‰ o sétimo produtor nacional de leite com mais de dois milhões de litros/dia. A produtividade de ambos os sistemas é baixa, tríªs litros/dia/vaca e apenas 11 sacas de café beneficiada por hectare, reflexo do baixo ní­vel de inovação tecnológica.
De acordo com Samuel Oliveira, o Estado tem reduzido sua participação na produção nacional do café e leite, tendo como reflexo a perda de competitividade da agricultura estadual por se encontrar em um patamar tecnológico baixo e estagnado. No entanto, há tecnologia conhecida para aumentar a produção e a produtividade do café e do leite em Rondí´nia.
Na realidade, o estudo apresentado pelos técnicos da Embrapa, mostra que há inúmeros fatores, entre eles se destacam a baixa capacidade gerencial, reflexo da baixa escolaridade e do envelhecimento da população rural, além do preço dos insumos agropecuários e da ausíªncia de uma politica de remuneração ao produtor. Também há um gargalo na assistíªncia técnica.
í‰ importante salientar que a Emater presta importante serviço ao Estado, mas o acúmulo de funções na organização e a limitação de pessoal exige a presença de técnicos generalistas que acompanham muitas propriedades, o que dificulta a assistíªncia técnica efetiva. Por outro lado, existe um grupo emergente de produtores, ávidos por tecnologia, que ainda não conseguiram contato regular com a assistíªncia técnica.
A proposta de inovação tecnológica para a Embrapa visa o aumento da competitividade da agricultura familiar rondoniense por meio de uma ação de intensificação e otimização da assistíªncia técnica, especializada e de qualidade, oferecida pelo Estado. Pretende-se otimizar resultados de inovação, produtividade e competitividade com o menor uso de recursos possí­vel, acentua, César Teixeira.

SUGESTíƒO – Estabelecer uma força tarefa na Emater de trabalho exclusivo com leite e café. Estes técnicos se localizarão preferencialmente nos principais municí­pios produtores de café e leite no Estado. A Embrapa se propõe a capacitá-los em um sistema de produção exequí­vel para os pequenos produtores rurais visando aumentar a produção e melhorar a qualidade do produto.
Assim, cada técnico terá como trabalho exclusivo o acompanhamento de até trinta propriedades, uma das quais será transformada em unidade de referíªncia tecnológica para o programa. O número de técnicos que comporão essa iniciativa definirá a abrangíªncia do projeto que é objeto de decisão do Governo do Estado. Estes técnicos serão referíªncia para o leite e café e capacitarão outros profissionais nas áreas de tecnologias e sistemas de acompanhamento nas propriedades. Técnicos da iniciativa privada também serão convidados a participar do programa.
A Emater e Embrapa localizarão nos principais municí­pios produtoresde café e leite do Estado, até trinta produtores rurais, que serão acompanhados por cada técnico. Estes produtores rurais devem ser os mais propensos í  inovação tecnológica, com disposição de custearem os investimentos que se fizerem necessários para as melhores propostas respondendo com a máxima inovação tecnológica visando sua inserção competitiva no mercado.
Segundo os técnicos da Embrapa, o trabalho será progressivo e pedagógico. Para o rebanho leiteiro serão trabalhados nutrição, incluindo o manejo de pastagem, sanidade e genética. Na cafeicultura se trabalharão poda, adubação e correção do solo, colheita e pós-colheita. A grande motivação para o inicio do programa em Rondí´nia é o lançamento da primeira variedade de café no Estado, a BRS Conilon.
A proposta entregue ao secretário Evandro Padovani, também prevíª que o governo do Estado incentivará o programa através do fornecimento de calcário aos participantese poderá negociar com os bancos o subsidio ao crédito, através do pagamento dos juros para os produtores que se fizerem adimplentes. Esta é uma proposta de continuidade ao trabalho iniciado na Seagri de Rondí´nia. Com informações de José Luiz Alves – Assessoria Seagri.

http://www.correiopopular.net/LKN/headlin.php?n_id=21576&titulo=Estado%20recebe%20proposta%20da%20Embrapa%20para%20aumentar%20produtividade%20do%20leite%20e%20do%20caf%C3%A9

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas