Epagri se reúne com produtores de #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A pecuária de leite foi identificada como uma das atividades mais promissoras para o Planalto Norte Catarinense por poder ser desenvolvida respeitando os preceitos da preservação e conservação ambientais, além de gerar renda e favorecer a sucessão familiar.
Assim, a Epagri está desenvolvendo trabalhos em Papanduva, município que atualmente produz cerca de 4 milhões de litros de leite por ano e, desde 2008, conta com a Cooperativa da Agricultura Familiar de Papanduva (Coafapa).
No dia 29 de agosto, a Epagri realizou uma reunião com os produtores de leite na propriedade da família Ressel, na localidade do Rio Pratinha. Foi nessa propriedade que, após trabalhos sucessivos da Epagri e da família, com apoio financeiro do Programa SC Rural, foi implantada uma Unidade de Referência Tecnológica, com objetivo de difundir e demonstrar as tecnologias disponíveis para a produção de leite a base de pasto perene.
Na reunião estavam presentes produtores das comunidades do Rio Pratinha e do Lageado dos Grein, com os quais os técnicos e engenheiros agrônomos discutiram métodos de manejo do rebanho leiteiro, com enfoque na sanidade animal e na qualidade do leite.
“O preço recebido pelo leite no momento da venda é produto direto da qualidade e da quantidade produzida. Dessa forma, para se obter uma maior garantia de renda é preciso priorizar a alimentação e sanidade do rebanho. A proposta de produzir leite a base de pasto perene se constitui em um método que reduz os custos de produção, além de dar maior segurança quanto à disponibilidade de forragem ao longo do ano. Em relação à sanidade animal, medidas simples de higiene no momento da ordenha já contribui de forma significativa para a elevação da qualidade do leite”, recomenda a engenheira agrônoma Camila Croge.
Para mais informações sobre a produção leiteira em Papanduva, os agricultores podem procurar o Escritório Municipal da Epagri ou entrar em contato pelo telefone (47) 3647-0345.

http://www.adjorisc.com.br/jornais/correiodonorte/editorias/rural/epagri-se-reune-com-produtores-de-leite-1.1497350#.VA2haxb9U1I

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas