Encontro Técnico do Leite irá discutir técnicas de manejo alimentar

O 18 º Encontro Técnico do Leite 2015 irá discutir técnicas de manejo alimentar eficiente, que conforme analisado, está diretamente ligado ao potencial produtivo do bovino leiteiro.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O encontro, realizado pela Federação da Agricultura de MS (Famasul), será no dia 02 de Junho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Carla Bittar, do departamento de zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), que irá ministrar uma das palestras no Encontro deste ano, destaca que ainda no início da vida da bezerra é preciso garantir o fornecimento do colostro e uma dieta rica em proteínas. “Esses fatores devem reduzir a taxa de mortalidade, o crescimento saudável do animal e o potencial produtivo de leite, no período de lactação”, explica.

A especialista também explica que um dos maiores problemas observados é o fornecimento inadequado de colostro para os recém-nascidos, situação que pode gerar maior custo ao produtor. “É preciso estimular o animal na ingestão do líquido gerado pela glândula mamária da vaca, logo após o parto. O colostro contém nutrientes que garantem imunidade (reduzindo taxas de mortalidade e morbidade animal), ganho de peso no futuro e aumento do potencial produtivo, itens primordiais quando se trata de bezerras e novilhas destinadas à produção de leite”, ressalta.

Carla irá ministrar a palestra “Criação eficiente de bezerras e novilhas para produção de leite”, no qual também deve destacar outras técnicas relacionadas ao manejo alimentar, como o fornecimento de dieta líquida nas primeiras semanas de vida do animal e orientações para obtenção de fêmeas de reposição com alta qualidade sem grandes investimentos.

Na próxima segunda-feira (27), o evento será lançado oficialmente na pelos organizadores. O lançamento será às 8 horas, na sede da Casa Rural, em Campo Grande, com participação do Famasul e do Sebrae MS, responsáveis por promover o Encontro no dia 2 de junho.
http://www.capitalnews.com.br/agronegocio/encontro-t-cnico-do-leite-ir-discutir-t-cnicas-de-manejo-alimentar/277417

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas