Empresas buscam soluções sustentáveis para driblar crise energética

Cases de sucesso das empresas DuPont e Nestlé serão apresentados durante o Energy Summit, no próximo mês, em São Paulo
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Cases de sucesso das empresas DuPont e Nestlé serão apresentados durante o Energy Summit, no próximo mês, em São Paulo

Duas empresas consolidadas no mercado nacional, a DuPont do Brasil e a Nestlé, buscaram na inovação a melhor maneira para o desenvolvimento sustentável de geração de energia. No primeiro caso, a empresa trouxe ao País um modelo de negócio diferenciado de microgeração de energia fotovoltáica, enquanto a líder no segmento de alimentos e bebidas utiliza resíduos de matérias primas para a gestão de energia. Ambos os cases serão apresentados em detalhes durante a 16º edição do Energy Summit, no próximo mês, em São Paulo (SP).

Segundo o gerente de Manutenção da DuPont do Brasil, Daniel dal Poggetto Barbosa, o objetivo é fomentar a microgeração de energia fotovoltáica no país que, comparado aos Estados Unidos ou Ásia, e mesmo com incentivos, continua aquém de seu potencial de exploração dessa fonte de energia. “Vivemos momentos de incertezas e por isso precisamos unir as empresas para viabilizar alguns projetos. O País precisa investir mais neste tipo de energia”, diz.

Para viabilizar o projeto de microgeração por meio da energia solar, a empresa aliou ciência, tecnologia e parceiros. “É uma iniciativa de operação sustentável, com baixo custo de manutenção e utilização de tecnologia com potencial de desenvolvimento na região”, explicou o gerente, que irá apresentar o ‘case’ de negócio durante o evento, tradicional fórum de discussões do setor energético que acontece na capital paulista.

Ainda pouco utilizado pelas empresas brasileiras, o modelo de negócio adotado pela DuPont foi determinante para os resultados. “Ter uma outra fonte do insumo faz com que não sejamos dependentes de uma única fonte de energia. O montante gerado pelo sistema será distribuído aos setores instalados na sede da DuPont”, explica Barbosa.

Nestlé – Outra empresa que também utiliza recursos naturais para a geração de energia é a Nestlé. O gerente corporativo de energia da empresa, Gilberto Tonim, explica que há mais de dez anos, a multinacional busca alternativas para a gestão de energia na indústria. Uma das maneiras é o uso de resíduos provenientes de matérias primas aplicadas na produção dos produtos finais.

“Um dos procedimentos que adotamos é o aproveitamento do café e do cacau. Assim que o processo de determinados produtos é finalizado, utilizamos as sobras das matérias primas para a geração de energia. O café passa pelo procedimento de queima em caldeiras, já a casca do cacau é utilizada como combustível para as caldeiras”, exemplifica o gerente, ressaltando que esta foi a maneira encontrada para não destinar os resíduos aos aterros.

A Nestlé possui ainda um programa chamado “Fábrica Zero Water”, no qual aproveita a água evaporada durante o processo da fabricação do leite em pó para aplicar nos processos industriais. “Essa água é tratada e consumida na própria fábrica”, ressalta Tonin.

Os cases da DuPont e Nestlé serão apresentado na 16ª edição do Energy Summit, que acontece de 15 a 17 de setembro, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo (SP). O evento reunirá profissionais e especialistas em debates sobre as necessidades de crescimento e novas estratégias de negócio e atuação. Mais informações em http://www.informagroup.com.br/energy-summit/pt.

Sobre o ENERGY SUMMIT 2015
Tradicional fórum de discussões da indústria elétrica, o Energy Summit realiza em 2015 sua 16ª edição reunindo especialistas sobre geração, transmissão e distribuição e comercialização do insumo, com o intuito de gerar novos negócios, compartilhar informações estratégicas para o setor e novas ideias. Este ano, o evento acontece de 15 a 17 de setembro, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo. Mais informações sobre as palestras, palestrante e inscrições estão disponíveis no site do evento, em http://www.informagroup.com.br/energy-summit/pt.

http://www.segs.com.br/demais/56116-empresas-buscam-solucoes-sustentaveis-para-driblar-crise-energetica.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas