#Empresa anuncia que retirou lotes de leite contaminado em todo o mundo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Fonterra afirma que todo o produto contaminado está fora do mercado.
Segundo presidente da empresa, risco para consumidores é inexistente.

Nesta terça-feira (6), produtos que usam o leite Fonterra ainda estavam a venda em Colombo, no Sri Lanka. (Foto: AP Photo/Eranga Jayawardena)Nesta terça-feira (6), produtos que usam o leite Fonterra como matéria prima ainda estavam a venda em Colombo, no Sri Lanka. (Foto: AP Photo/Eranga Jayawardena)

A cooperativa produtora de leite neozelandesa Fonterra retirou dos mercados de todo o mundo os estoques com leite em pó que poderiam ter sido contaminados por uma bactéria que provoca botulismo.

«Todos os estoques foram retidos, tudo está fora do mercado, em armazéns, e o risco para os consumidores é muito pequeno ou inexistente» disse o presidente da empresa, Theo Spierings.

O grupo Fonterra, uma cooperativa formada por 13 mil agricultores, anunciou no fim de semana que tríªs lotes de soro de leite, utilizado na produção de leite para bebíªs e bebidas para atletas, continham uma bactéria que poderia provocar botulismo, uma intoxicação grave que provoca paralisia e, em alguns casos, morte.

Vários paí­ses, entre eles China, Cingapura, Malásia, Rússia e Arábia Saudita, adotaram medidas para retirar o leite do mercado. Até o momento, nenhuma ví­tima foi registrada. A contaminação aconteceu em maio de 2012 por causa de tubos mal lavados.

A Nova Zelí¢ndia, onde a exportação de leite representa 25% do total das exportações, enviou na terça-feira (6) agentes do governo a várias unidades da cooperativa.

A Fonterra é o maior grupo de leite da Nova Zelí¢ndia e produz 15,4 bilhões de litros por ano, o equivalente a 89% da produção do paí­s, que tem grande parte de sua economia baseada na agricultura. Spierings viajou na segunda-feira a China para pedir desculpas.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/08/empresa-anuncia-que-retirou-lotes-de-leite-contaminado-em-todo-o-mundo.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas