Embrapa isola bactérias e cria queijo de coalho similar ao artesanal

Microrganismos dos gêneros Lactobacillus podem ser utilizados para a fabricação de um novo fermento lácteo específico para o produto
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

A Embrapa isolou bactérias dos gêneros Lactobacillus, responsáveis pelo sabor característico do queijo de coalho artesanal. Elas podem ser utilizadas para a fabricação de um novo fermento lácteo específico para o produto.

Três cepas foram selecionadas entre 900 bactérias encontradas em amostras de queijos de coalho produzido com leite cru. O leite testado foi obtido nos municípios cearenses de Jaguaribe, Quixadá, Tauá e Maranguape.

A responsável por esse estudo, a pesquisadora Laura Bruno, da Embrapa Agropecuária Tropical, foi a entrevistada do programa Nossa Terra desta quarta-feira (17). Ela falou aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre a novidade.

Laura Bruno explicou que a pesquisa começou em 2004. Foram selecionados queijos de coalho artesanal produzidos com leite cru da região do Jaguaribe, famosa por sua produção de queijo coalho. Segundo ela, o novo queijo produzido não é difícil de fazer, pois usa tecnologia antiga, passada de geração à geração.

A pesquisadora contou como funciona o processo de produção do novo produto. Primeiro, são selecionados queijos de várias regiões. Depois, a equipe de estudos procura isolar as bactérias dos produtos, pois são elas as responsáveis por coagular o leite, ou seja, transformá-lo em uma massa que virá a se tornar o queijo.

Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre a fabricação do novo queijo!

O produtor agrícola é bem representado na Nacional da Amazônia: o Nossa Terra tem notícias sobre meio ambiente, agronegócio, pecuária, cooperativismo e novas tecnologias para o campo, além da previsão do tempo para toda a região, enfocando o setor agrícola.

Para acompanhar o fim da tarde do produtor rural, o programa toca músicas regionais e de viola. Se você também tem a vida ligada ao campo, sintonize o Nossa Terra, de segunda a sexta, às 17h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 15h (horário local), na Nacional do Alto Solimões.

A produção é de Kátia Lins e a apresentação de Airton Medeiros. Antônio Miranda é o programador musical e Reginaldo Fonseca o operador técnico.
Produtor
Katia Lins

http://radios.ebc.com.br/nossa-terra/edicao/2015-06/embrapa-isola-bacterias-e-cria-queijo-de-coalho-similar-ao-artesanal

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas