Embrapa estimula produção de leite orgânico em fazendas de São Carlos

Alimentos orgânicos estão ganhando cada vez mais espaço nas residências. Produtores explicaram como regularizar a fazenda para a produção do leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Alimentos orgânicos estão ganhando cada vez mais espaço nas residências. Produtores explicaram como regularizar a fazenda para a produção do leite.

 

O leite orgânico é um produto que ganhou muito espaço no mercado, mas que ainda não possui fornecedores credenciados. Pensando nisso, a Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos (SP) promoveu um workshop com produtores especializados para estimular pecuaristas. A iniciativa mostra como conseguir o selo de qualidade e conhecer a produção do leite de modo a perceber o benefício no investimento.

Para que a produção seja efetuada, é necessário que a empresa possua selo de certificação orgânico e altere o modo como os animais são criados. Em uma fazenda de São Carlos, 44 vacas ficam soltas no pasto, cultivado sem nenhum fertilizante, e produzem cerca de 700 litros de leite orgânico por dia. A propriedade existe há 10 anos e o produtor passou a trabalhar apenas com produtos livres de agrotóxicos. “Eu não me vejo mais produzindo o leite convencional porque a margem líquida chega ao dobro. Vale muito a pena”, disse Junior Saldanha, produtor.

Incentivo
Além disso, a Embrapa Pecuária Sudeste vem incentivando a produção do leite orgânico. “Existe uma certificadora que faz inspeções de controle nas fazendas. Os produtores têm que seguir a norma de punção de leite orgânico prevista em lei e tem todo um controle de antibióticos, inseticidas e defensivos que são usados no processo, que é muito mais controlado nesse tipo de situação”, explicou Andre Novo, engenheiro agrônomo.

O leite ainda é difícil de ser encontrado em supermercados. Maurílio da Silva é dono de uma loja especializada e já precisou trocar de fornecedor por não possuir a quantidade suficiente. “Os orgânicos crescem em uma faixa de 30% e os laticínios também crescem nessa faixa. Ele só não cresce mais por falta de produtor, mas quando tiver mais produtor e um preço mais acessível, deslancha”, disse o comerciante.

Segundo a Embrapa, enquanto o produtor recebe R$ 0,97 pelo litro do leite comum, a indústria paga R$ 1,60 pelo orgânico. Além de ser uma ótima opção para pecuaristas, o consumo desse tipo de leite é a opção mais saudável no mercado.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2015/08/embrapa-estimula-producao-de-leite-organico-em-fazendas-de-sao-carlos.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas