Embate do #leite de volta à cena

Farsul sugere ao novo governo a revisão do Fundoleite, enquanto Instituto Gaúcho do Leite não concorda com pedido
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Farsul sugere ao novo governo a revisão do Fundoleite, enquanto Instituto Gaúcho do Leite não concorda com pedido
Ao contrário do que diz o ditado, águas passadas poderão mover moinhos. Ou, em outras palavras, mexer com um assunto que parecia estar encerrado. Uma das propostas apresentadas ao governador eleito, José Ivo Sartori (PMDB), fez ressurgir o debate sobre o Fundo Estadual do Leite.
Bastou a Federação da Agricultura do Estado (Farsul) incluir na lista de sugestões a revisão do Fundoleite para reacender a polêmica. O Instituto Gaúcho do Leite (IGL) publicou nota endereçada ao novo governador, na qual elenca razões pelas quais não concorda com o pedido da Farsul. Argumentos reforçados nesta quarta-feira em encontro com o vice-governador eleito, José Paulo Cairoli (PSD).

– A lei do fundo foi discutida, no mínimo, um ano e meio. E teve aprovação por unanimidade – afirma Ardêmio Heineck, diretor-executivo do IGL.

Desde o princípio da discussão, a Farsul mostrou contrariedade, por considerar a contribuição compulsória uma nova taxa. Governo e indústria entram com partes iguais – R$ 0,0004 por litro de leite. Por meio de convênio, os recursos são repassados ao IGL para ações voltadas ao setor.

– Quem paga essa conta são os fornecedores e o consumidor. Temos a pretensão de voltar a discutir o assunto – salienta Jorge Rodrigues, presidente da Comissão do Leite da Farsul.

Ao lado do Sindilat, a federação optou por não participar do IGL, composto por 35 entidades.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS) é uma delas. O presidente, Elton Weber, que ontem se reuniu com Sartori, entende que o fundo deve ser mantido, o que não impede que se possa «revisar algumas questões».

– Voltar atrás em todo o processo não parece salutar – diz.

A polêmica voltou à cena. O que se espera é que não azede de vez as relações de um setor que, mais do que nunca, precisa se fortalecer.
Gisele Loeblein

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2014/11/gisele-loeblein-embate-do-leite-de-volta-a-cena-4651421.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas